WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

28/09/2018 - Fundação Cultural de Uberaba promove palestra sobre cultura imaterial e material

A ação faz parte do projeto de Educação Patrimonial e é uma forma de valorização local
 
O prédio da Fundação Cultural de Uberaba (FCU) é um instrumento de promoção de atividades artísticas, culturais e educacionais. Nessa quarta-feira (26), os alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberaba (UFTM), participaram de palestra sobre patrimônio histórico. A atividade foi ministrada pelo historiador da Seção Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Uberaba, Gustavo Vaz, em conjunto com estagiário de História, Maycon Gonçalves e com o chefe de Regência e Formação Musical, José Lucas Pedroso.


A UFTM e a FCU mantém, desde o ano passado, parceria com o curso de Ciências Biológicas e com a professora Maria Cristina Ribeiro, para levar os alunos à Fundação. Durante a palestra os estudantes são apresentados aos equipamentos culturais da cidade, a forma de expressão, modos de criação e vivência, criação cientifica e artística e patrimônio material e imaterial.


Durante a palestra Gustavo Vaz explica que os registros são capazes de propiciar a compreensão da história humana pelas gerações futuras e que a destruição dos bens herdados das gerações passadas acarreta o rompimento da corrente do conhecimento cultural e social.


Os alunos são do 5° período e estão em estágio supervisionado curricular obrigatório I. A professora Maria Cristina explica que esse estágio propõe trabalhar com contextos não escolares. “Nessa escolha de outros contextos, a Fundação é um marco importante. Vamos na Biblioteca, Arquivo Público, Museus de Arte Decorativa e de Arte Sacra e nos Parques. É um conjunto de atividades práticas, em que o aluno, além de conhecer os espaços, tem que ver, como no futuro quando já for professor, irá trabalhar com suas turmas. Elencamos sempre a Fundação para entender a história da cidade, a cultura e para eles comecem a perceber essa relação com a cidade de uma outra forma, com um outro olhar.”


Além da palestra, a turma de Ciências Biológicas também participou de  visita guiada ao prédio da Câmara Municipal e a Igreja Matriz, ambos na Praça Rui Barbosa.


Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar