WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

25/09/2018 - Museus de Uberaba se reúnem para debater Planos de Prevenção de Incêndio

A importância da valorização dos centros de memória de Uberaba foi tema central da reunião
 
Representantes da maioria dos museus de Uberaba se reuniram na tarde da última sexta-feira (21) no Museu do Zebu com o intuito de fazer diagnóstico sobre a segurança dos museus no Município. Visando a buscar soluções que primem pela segurança dos museus, a reunião teve o objetivo de reunir demandas e trocar informações sobre soluções em comum para que cada espaço desenvolva melhorias para seus próprios estudos de segurança.  Assim como nos demais museus, o Corpo de Bombeiros vistoriou na última semana o Museu de Arte Sacra (MAS), o Museu de Arte Decorativa (MADA) e Memorial Chico Xavier, orientando quanto à regularização do projeto de combate a incêndio. No Memorial Chico Xavier foi recomendada a aplicação do projeto já aprovado. Prazos não foram estabelecidos, e os estudos já estão em pauta para viabilizar melhorias.


Dos espaços da Fundação Cultural de Uberaba (FCU), o Memorial é o que está mais adiantado em ações de segurança. O espaço já tem o projeto de combate a incêndio aprovado junto ao Corpo de Bombeiros e em tramitação para a devida execução e regularização. Há placas de sinalização e luzes de emergência, além dos extintores e projeto elétrico mais moderno. Também já está em andamento o processo de contratação de profissional para execução do projeto, e o mesmo deve ser feito na sequência para atendimento ao MAS e MADA.


No encontro a superintendente do Arquivo Público de Uberaba, Marta Zednik, falou sobre a importância do monitoramento anual do local. Representando o Museu do Zebu, Thiago Riccioppo destacou a casa que abriga o Museu, construção de 1941 que possui o alvará do Corpo de Bombeiros e está recebendo atenção especial em questões de segurança como a fiação, por exemplo. "A questão patrimonial precisa de atenção e existe essa necessidade de pensarmos juntos para garantir a segurança dos nossos ambientes", falou Thiago.


A partir desta reunião, os museus devem realizar pesquisa de público a fim de levantar informações precisas sobre a visitação dos museus da cidade. O objetivo, além de integrar estudos para as melhorias de segurança, é fortalecer a importância dos espaços em relação à atratividade turística e relevância histórica e cultural, visando parcerias entre as entidades. "Através dessa união de forças podemos criar a possibilidade de ampliar a rede de museus e memória de Uberaba", explica o museólogo Carlos Vitor Silveira.


Primavera de Museus. Outro assunto levantado no encontro foi a 12ª Primavera dos Museus, de 17 a 23 de setembro em todo o território nacional. A cada edição, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) lança um tema para fomentar as discussões e inspirar os eventos propostos pelos museus ou instituições culturais. Esse ano o tema é "Celebrando a Educação em Museus", que tem como embasamento o Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), lançado em junho.


Regional. Em parceria com todos os museus de Uberaba, ficou definida a realização do 1º Encontro Regional de Museus e Lugares de Memória, em Uberaba. Próximas reuniões devem estudar data, programação e local para a realização do evento, que deve reunir instituições da região para fortalecer ainda mais a rede de museus.


Participaram da reunião Virgínia Helena de Sousa, Maria Ivani da Silva, Débora Elisabeth Ribeiro e Raiany Aparecida da Silva representando o Museu da Capela; Marta Zednik representando o Arquivo Público; Thiago Riccioppo representando o Museu do Zebu; e Carlos Vitor Silveira representando o MAS, MADA e Memorial Chico Xavier, por meio da Fundação Cultural de Uberaba.


Estagiária Jorn. Ana Rizieri
Luiza Carvalho - Jornalista
Comunicação PMU/FCU

 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar