WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

31/08/2018 - Museu de Arte Sacra inaugura nova exposição ao público

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, convida para a Exposição "Oratórios e Imagens Consignadas", no Museu de Arte Sacra (MAS). A exposição é aberta a comunidade e ficará no Museu até o dia 31 de outubro.


O artista plástico Hélio Siqueira, que é responsável pelo Museu, explica que a exposição é composta por peças do acervo do MAS e, também, por peças cedidas para movimentar e divulgar o local. "Algumas peças são empréstimos de acervos particulares de pessoas que admiram a arte sacra e apoiam o fomento da mesma", pontua Hélio.


O Museu. O Museu de Arte Sacra está instalado na Igreja de Santa Rita, construída em Uberaba, no ano de 1854, e tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1939. Possui acervo rico em peças barrocas dos séculos XVIII e XIX, além de contar a história da Igreja Católica na região. Muitas peças são provenientes de doações da Cúria Metropolitana, sobressaindo-se as seções de vestes sacras, estandartes de procissões, paramentos, alfaias, imagens e mobiliário.


Desde seu surgimento a igrejinha de Santa Rita se tornou ponto obrigatório de visitação e ao longo de sua história serviu de inspiração para fotógrafos, poetas e pintores do Brasil e do mundo. A igreja é o único prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural em todo o Triângulo Mineiro.


O Museu de Arte Sacra fica na Igreja de Santa Rita, na Praça Manoel Terra, bairro Estados Unidos. Horário de funcionamento é de terça a sexta-feira das 12h às 17h30 e sábado das 8h às 11h30.

Estagiária Jorn. Ana Rizieri
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar