WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

29/08/2018 - FCU abre exposição de desenhos feitos através do Projeto Literatura Arte e Encantamento

Todos os desenhos expostos foram feitos pelos alunos da APAE de Uberaba


A Fundação Cultural de Uberaba realizou, nesta terça-feira (28), tarde artística para abertura da exposição de desenhos feitos através do Projeto de Literatura, Arte e Encantamento com os alunos da APAE de Uberaba. O evento contou com a participação do Coral "Saiba Viver", que é composto por alunos da APAE, sob a regência do professor Eliezer Carvalho Silva.


Os artistas abrilhantaram a abertura da exposição com repertório bem eclético, contendo músicas nacionais e internacionais e que estão na moda. O Projeto “Literatura, Arte e Encantamento” está sob a coordenação das professoras Jane Rose Brito de Carvalho e Marineia Fernandes.


De acordo com a Lei 13.585 de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e que deve ocorrer entre os dias 21 e 28 de agosto de cada ano, tem como objetivo promover ações de inclusão e defesa dos direitos da pessoa com deficiência, bem como igualdade e inclusão na sociedade, além de políticas públicas que amenizem o preconceito. O tema a discutido pelas APAES do Brasil no ano de 2018 é “Família e pessoa com deficiência, protagonista na implementação das políticas públicas”.


A diretora da Escola Luciana da APAE de Uberaba, Maria Lucia Cicci Castro, explicou que o Projeto atende os 380 alunos da instituição e oportuniza aos alunos contato com livros de literatura, poesias, além de ouvir diferentes histórias, conhecer escritores e suas obras. “Através desses desenhos eles expressam o que compreendem. São diversas expressões culturais como desenho, modelagem, pintura, colagem, releitura, dramatizações e música”, declarou a diretora.


Uma das coordenadoras do Projeto, Jane Rose Brito de Carvalho, agradeceu a parceria firmada com a Fundação Cultural de Uberaba que promove mais visibilidade ao trabalho desenvolvido pela APAE através desta exposição. "Nós da APAE de Uberaba agradecemos mais uma parceria com a FCU, no sentido de divulgar, incluir e apoiar as habilidades e talentos da pessoa com deficiência intelectual." declarou Jane.


Além da atração musical, a abertura contou com a participação do aluno Giovanni Gabriel Pena, que apresentou poesia de sua autoria, com o tema "O Passarinho", que foi classificada em primeiro lugar no Festival Regional "Nossa Arte", em Frutal-MG.


A professora e escritora Teresa Maria Machado Borges fez questão de pontuar que trabalhos bem executados proporcionam frutos como esta exposição. "Não estamos falando apenas de desenhos, mas também de todo um contexto que depende de estímulos e muito empenho por parte dos professores e da comunidade escolar", declarou Teresa.


A exposição ficará aberta à visitação até o dia 14 de setembro na Galeria Rachel Machado, na sede da Fundação Cultural, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. A Fundação Cultural de Uberaba fica na Praça Rui Barbosa, 356 - Centro.
 
Estagiária Jorn. Ana Rizieri
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar