WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

26/08/2018 - Fundação Cultural e APAE convidam para a exposição “Literatura, Arte e Encantamento”

A Galeria de Arte Rachel Machado, localizada na sede da Fundação Cultural de Uberaba, receberá os trabalhos dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A abertura será na terça-feira (28), às 15h e irá contar com o coral “Saber Viver” da APAE, juntamente com membros da Orquestra Municipal de Uberaba. O aluno Giovanni Gabriel Pena recitará a poesia “O Passarinho”. O texto, escrito por ele, foi classificado em primeiro lugar no Festival Regional Nossa Arte, realizado na cidade de Frutal.

A mostra que terá visitação até dia 14 de setembro é resultado do projeto “Literatura, Arte e Encantamento”, coordenado pelas professoras Jane Rose Brito e Marinéia Fernandes. O principal intuito é divulgar os talentos e habilidades das pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. A abertura da exposição ainda faz parte das atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

O objetivo é promover ações de inclusão e defesa dos direitos da pessoa com deficiência, além de políticas públicas que amenizem o preconceito. O tema discutido pelas APAES do Brasil este ano foi “Família e pessoa com deficiência, protagonista na implementação das políticas públicas”.

Além a exposição, a APAE está promovendo ações como venda de camisetas (para angariar verba para a Associação), noite de caldos, palestras, divulgação de folders e atividades internas para os alunos. A noite de caldos será realizada na sexta-feira (31), na própria APAE, às 19h. O ingresso é R$30,00 e o valor arrecadado será convertido para Associação.

O projeto “Literatura, Arte e Encantamento” atende os 380 alunos da Escola Luciana da APAE de Uberaba. Marinéia explica que é uma forma de oportunizar o contato dos alunos com os livros de literatura, ouvir diferentes histórias, poesias, conhecer escritores e suas obras, dialogar e se expressarem através das artes (desenho, modelagem, pintura, colagem, releitura e dramatização).

“Acontecem momentos de ‘bate papo’ após as histórias e os alunos relatam vivências, emoções, críticas, intervenções e sentimentos. Cada qual com forma própria de se comunicar, seja com o olhar ou um sorriso A literatura transforma as pessoas.”, enfatiza a professora Marinéia.

O trabalho é desenvolvido na biblioteca da APAE e em outros ambientes da escola. Uma das coordenadoras, Jane Brito, afirma que a diferença comportamental dos alunos é notável. “A nossa clientela é muito carente e a maioria não tem acesso a isso. Para eles é um mundo mágico, é como entrar em uma loja de brinquedos, viajar através dos livros. Percebemos uma mudança significativa em sala de aula, os professores nos relatam a mudança que está ocorrendo. O projeto também gera visitas mais frequentes na biblioteca para pegar livros emprestados.”

A Fundação Cultural de Uberaba fica localizada na Praça Rui Barbosa, 356 – Centro e a APAE na Av. Milton Campos, 350 - Vila Arquelau.

Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar