WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

23/08/2018 - Circo do Povo recebe Batalha do Calçadão neste final de semana

A Batalha do Calçadão desta semana será no sábado (25), no Circo do Povo, a partir das 19h e aberto a toda a comunidade. Dentre a programação, o evento terá Batalha de MC’s, Roda de Break, apresentação do Palhaço Bazuca com rimas, apresentação de dança de rua com os alunos da Oficina de Dança do Circo, além de show do Toi e DJ Nenê com convidados. O projeto é realizado por Toi e DJ Nene em parceria com a Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Fundação Cultural de Uberaba (FCU).


O apresentador e um dos organizadores da Batalha do Calçadão, Cairo Damasceno, conhecido como Toi, fala sobre a importância do Circo na sua construção enquanto cidadão e, também, da satisfação em integrar a equipe de oficineiros. "O Circo do Povo é um lugar muito importante para cultura Hip Hop pois, durante anos, foi palco de grandes eventos e revelou grandes talentos. Eu mesmo comecei no Circo há 19 anos e hoje sou arte educador de oficina para os meninos", declarou, destacando que vários talentos da nossa cultura saíram de lá.


Ele acredita que o evento deste sábado será um pontapé inicial para vários meninos da comunidade, despontarem. Outro ponto importante é a comunidade se identificar muito com o Hip Hop, que é uma cultura de periferia e, segundo Toi, cresceu muito no bairro graças à Fundação Cultural.
Toi fala, também, sobre a função social que o aparelho cultural é para a comunidade. "O Circo é uma resistência cultural nas comunidades. Hoje é grande a função social que ele tem. O circo atende mais de 100 crianças e adolescentes por dia, revelando artistas e talentos através de entretenimento e lazer, que é para toda a comunidade", declara.


A Batalha busca incentivar o fortalecimento da dança de rua com uma linguagem artística e promover intercâmbio de artistas de break dancing com danças das mais variadas técnicas, intervenções de DJs, rodas de break, apresentações, shows de rap e batalha de MCs, promovendo duelos de hip hop e dando espaço aos rappers uberabenses para mostrar seu talento e conhecimento com as rimas improvisadas de forma inteligente. Além de ser uma forma de dialogar com a juventude promovendo a inclusão da arte e cultura como a expressão de desejos, sonhos e perspectivas dos jovens para o futuro.


O evento aberto ao público é realizado desde 2011 com o objetivo de difundir a cultura do Hip Hop, que em 2017 foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial de Uberaba por meio de decreto assinado pelo prefeito de Uberaba, Paulo Piau, e pelo presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques.


O Circo do Povo está na Rua Doutor Vivaldo Silveira, 413, no Residencial Rio de Janeiro.

Estagiária Jorn. Ana Rizieri
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar