WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

12/08/2018 - Livro “José Pedro de Freitas – Um comunicador da TV brasileira” é lançado dia 14

De autoria da jornalista Izabel Durynek, obra conta a história do uberabense que revolucionou a TV brasileira

 
A jornalista Izabel Durynek, em parceria com a Prefeitura Municipal de Uberaba, lançará no dia 14 de agosto o livro José Pedro de Freitas – Um comunicador da TV brasileira. A noite de autógrafos e fotos acontecerá no Memorial Chico Xavier às 19h30. O evento. Com a presença do homenageado, que hoje está com 90 anos de idade e reside em Cuiabá, é aberto ao público. O lançamento também contará com apresentação teatral “Os pensamentos de Freitas”, performance poética e musical sob a direção e narração de Ana Elisa Gonçalves. A recepção dos convidados será feita pelo músico violinista Thiago Loes, integrante da Orquestra Municipal.


A obra literária é um livro-reportagem biografia, cujo personagem central é um uberabense que teve relevante papel para a área de comunicação do Brasil. José Pedro de Freitas mudou-se para São Paulo com o intuito de trabalhar em uma agência de publicidade e propaganda. A vida o levou à Rede Tupi, em 1955. Com seu potencial profissional e comercial nato, promoveu grandes mudanças na Tupi logo na sua chegada, chamando a atenção de seus superiores. Conviveu e trabalhou com Luiz Gallon, Assis Chateaubriand, e Walter Clark. Transformou, sem muitos recursos, a TV, ainda no seu início, em grande potencial comercial.


Também foi responsável por grandes feitos sociais. Foi o responsável pelo sucesso do programa Pinga Fogo, quando participou do processo para convencer o médium Chico Xavier a voltar para os meios de comunicação. Contribuiu diretamente pelas doações de milhares de lugares do País a entidades filantrópicas como o Hospital do Fogo Selvagem.


Sua vida pessoal também oferece história de amor iniciada na década de 50, passando por um longo período de espera até viver com o seu “verdadeiro amor”. Vários personagens que participaram do processo também contaram suas passagens na vida de Freitas, como o empresário e sobrinho José Renato Gomes, o profissional de TV Olavo Sabino, dentro outros.


O livro traz inúmeras imagens do arquivo de Freitas, que comprovam essa trajetória. A obra literária têm cinco capítulos, contando toda a história da personagem até os dias atuais.

Jorn. Luiza Carvalho
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar