WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

09/08/2018 - Fundação Cultural entrega certificados do curso “Arte na Chita”

Iniciativa consolida sucesso e próxima turma já está com vagas esgotadas 

As artesãs que participaram do módulo de oficina “Arte na Chita”, receberam certificado nesta quarta-feira (08), no Museu de Arte Decorativa (MADA). O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Fundação Cultural e contou com a presença da jornalista e artesã Evacira Coraspe, que ministrou todas as aulas.

A abertura do “Arte na Chita” foi no dia 19 de maio e o encerramento no dia 18 de julho, tendo encontros às quartas-feiras. As oficinas reuniram 22 mulheres. A previsão inicial era de apenas 10 por turma, porém a procura foi grande e a organização decidiu trabalhar com o dobro. “Funcionou bem na medida em que ajustamos a metodologia de acordo com a participação da turma. Algumas já bordavam e queriam conhecer a técnica do bordado na chita, enquanto outras eram iniciantes ou queriam recordar o que fizeram na juventude”, explica Coraspe.

“Sob todos os aspectos criou-se um território de integração, onde as bordadeiras ‘fizeram arte’, trocaram experiências e socializaram. Além de compartilharem esse novo conhecimento, puderam conhecer o MADA”, conta ela. As oficinas foram no jardim, ao ar livre, tendo uma perspectiva terapêutica e proporcionando tranquilidade e lazer. A funcionária do MADA, Rosalina Cardoso e o diretor Paulo Miranda, também possibilitaram visita guiada ao museu.

Evacira Coraspe conta que durante todos os encontros desenvolveu dinâmica de alongamentos para braços e coluna cervical, regiões bastante afetadas pelas bordadeiras, devido à postura corporal. A jornalista, que aprendeu a bordar em Ouro Preto, afirma que o Arte na Chita “foi muito gratificante, posso resumir assim, é um aprendizado mútuo, com muito entusiasmo”.

Devido ao sucesso do projeto, em agosto, outro modulo de oficinas será iniciado, com uma nova turma que já está inscrita. Coraspe ainda conta que em outubro haverá uma exposição dos bordados “que estão belíssimos tanto pelo conceito estético, como pela qualidade dos pontos”.

O Museu de Arte Decorativa (MADA), fica localizado na rua Maria de Lourdes de Melo Coli, 30 no Residencial Abel Reis.

Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar