WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

08/12/2009 - Artistas uberabenses lançam exposição “Arte acessível II”

Nesta sexta e sábado, 11 e 12 de dezembro,das 10 às 20h, os artistas plásticos Hélio Siqueira e Paulo Miranda inauguram a exposição Arte Acessível II em seu ateliê.

Artista renomado, Hélio começou a organizar estas exposições no final do ano de 1983, quando inaugurou seu primeiro atelier, na Avenida Elias Cruvinel, ao lado de sua casa. Era um espaço tímido diante do que Hélio esperava construir um dia. Os anos foram se passando e em 1986, agora em parceria com o também artista plástico Paulo Miranda, construíram o que pode ser chamada de “Grande Galeria”, (embora só a metade tenha ficado pronta). Tinham o sonho de poder realizar em Uberaba mostras de arte contemporânea, tentando quebrar a frieza e a resistência com que o grande público sempre olhou para estas instigantes manifestações.

Chegaram a realizar algumas exposições, mas foi triste perceber que a galeria não sobreviveria da venda das obras e que a cidade ainda não estava preparada para trabalhos ousados e atuais. Decidiram então transformá-la num espaço permanente de exposição do trabalho de ambos. Hoje consideram o atelier como um porto. “O lugar/casa é oráculo de todas as coisas. Onde o caracol dos devaneios, dos solavancos e embaraços da vida vira um novelo de linha contínua e desembaraçada” afirma Hélio. É neste espaço que produzem sua arte, neste espaço é que definitivamente preparam com muito carinho o que irão mostrar nas exposições programadas de cada ano, seja em Uberaba ou em várias outras cidades do Brasil, ou até mesmo na França, onde estiveram por duas vezes, ou ainda em outros países.

A arte que esses belíssimos artistas pensam aqui é do mundo, porque todo artista, vivendo e vivenciando sua aldeia com sinceridade, será sempre universal. A cada ano escolhem uma data e compartilham com seus amigos este espaço, apresentando sempre uma grande mostra de seu trabalho. Paralelo a tudo isto fazem questão de manter uma tradição que começou há muito tempo, a montagem anual de um Presépio, renovado a cada edição. A idéia de montar um presépio anual começou em 1958 quando Hélio Siqueira ganhou um presépio de presente de Natal.

O ateliê fica na Avenida Elias Cruvinel, 1758, Boa Vista. Para visitar o atelier fora dos dias de exposição entre em contato pelo telefone 33223242 ou 99781673.

Sempre existiu um ar de mistério em todos os ateliês do mundo. Ali, na solidão silenciosa, na quietude onde as palavras se calam, os ruídos emudecem, onde a pesquisa obsessiva se consuma, o improvável vira realidade pela insistência, pela aventura. Constrói-se o que era sonho e passa a existir a verdade/obra que dialoga com a vida. Todo artista precisa desta solidão de pedra. De concentração e método. O invisível se revela diante do que era apenas sonho.

Hélio Siqueira

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar