WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

24/05/2018 - Grupo CaoLaru é atração internacional do próximo Domingo na Concha

Agenda do grupo em Uberaba também terá apresentação no Cemea Boa Vista, Apae Uberaba e Asilo São Vicente

 

O palco da Concha Acústica receberá neste domingo (27) o grupo franco-brasileiro CaoLaru, que está em turnê internacional pelo Brasil. O projeto Domingo na Concha é uma iniciativa da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, e nesta edição também conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

O grupo CaoLaru inicia sua agenda em Uberaba na quinta-feira (24), no Laboratório 96. Na sexta-feira (25), às 8h30, eles fazem intervenção no Cemea Boa Vista, e às 13h na Apae Uberaba. No domingo, além do Domingo na Concha, às 9h haverá apresentação especial no Asilo Lar Acolhida São Vicente de Paulo.

O CaoLaru é um grupo franco-brasileiro e viajante, que nasceu do diálogo entre cinco vozes e vários instrumentos: violino, cavaquinho, violoncelo, pandeiro, saxofone, zabumba, contrabaixo, sanfona que entoam canções francesas, polifonias leste-europeias e ritmos brasileiros, entre cantos occitanos e sons dos balkãs, somados a composições e rearranjos de músicas tradicionais colhidas pelas estradas por onde passa.

O grupo foi criado na França por seis músicos que optaram por somar suas raízes e seus diferentes universos para a criação de uma música que viaja, que aprende, que se transmite e que não abdica do direito de se transformar. Sua formação atual é comporta por sete integrantes: Noubar Sarkissian Junior (cavaquinho, violão, pandeiro e voz), Felipe Trez (bateria), Pedro Correa Abrantes Pinheiro (baixo e contrabaixo), Laura Aubry (acordeom e voz), Marie Tisser (violoncelo e voz), Louise Aleci (violino e voz) e Victor Ledoux (saxofone e voz).

Após uma longa viagem pelo Leste Europeu, a banda chegou a América do Sul em novembro de 2016 e já percorreu mais de 30 mil km numa Kombi entre Brasil e Argentina, pesquisando e recriando tradições. O grupo chega a Minas Gerais com seu novo concerto, Músicas de um Mundo-quintal, com as canções do álbum Kombiphonie (2017), tais como Del surp'al norte, de Noubar Sarkissian, em homenagem aos andarilhos e trovadores que se alimentam de estrada e são levados por suas músicas; Ô Baião, em que a acordeonista e compositora francesa Laura Aubry mescla baião e candombe uruguaio, tudo cantado em francês, e também temas ancestrais, como o albanês Lulelule e o grego Min Idhate, em arranjos que misturam manouche, tango, e tudo o que eles descrevem que “ainda não tem nome”.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar