WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

23/05/2018 - Educação Patrimonial é tema da VI Gincana Cultural e Integrativa da Escola Santa Maria

Em comemoração ao Dia da Família na escola e aos 41 anos da Escola Municipal Santa Maria, a instituição realiza a VI Gincana Cultural E Integrativa - “Educação Patrimonial”, buscando para a ocasião a integração entre as famílias, os alunos, funcionários e equipes em prol de uma escola mais fortalecida em seu cunho pedagógico, cultural, artístico e político. A final da gincana será realizada neste sábado (26) e pretende oferecer mobilização da comunidade escolar para uma “Educação Patrimonial” e solidária, além de integração das equipes em prol das conquistas.

São 72 participantes em três equipes, cada uma identificada por cor e nome. Equipe Vermelha – Rússia, trabalhando artes visuais; Equipe Amarela - Brasil, trabalhando artes musicais; Equipe Verde - Irã, trabalhando artes esportivas.

O professor de história Gustavo Vaz Silva, que integra a equipe do Patrimônio Histórico na Fundação Cultural de Uberaba, fala sobre a importância de ministrar essa temática nas escolas, por ser o incentivo do estudo da origem das coisas que eles observam. "Estudar Educação Patrimonial é o meio mais prático porque é visível, é palpável, por meio dos casarões tombados, das casas inventariadas", explica Gustavo.

O professor explica, também, que inicialmente utiliza-se um diálogo lúdico, com ilustrações dos bens materiais e imateriais, para chamar a atenção dos alunos. "Você mostra a Igreja Catedral, a Igreja Santa Rita, a própria Casa da Cultura e eles reconhecem. A vivência deles é próxima, é mais fácil de distinguir, de se reconhecer dessa forma", declara Gustavo.

Uma das coordenadoras da gincana, a professora Selma Aparecida de Souza, fala sobre a importância de praticar a interação entre a comunidade escolar, alunos e os responsáveis por se tratar não apenas de uma gincana, mas também de um momento em que todos os participantes colocam em prática o espírito de equipe, generosidade e compaixão. Os participantes estão arrecadando alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e limpeza que serão distribuídos em uma creche e um asilo do Município. A equipe que arrecadar mais será pontuada. "A gincana desse ano trouxe muita interação para as crianças tanto na questão participativa direta quanto na prática solidária. Assim todos ganham", declara Selma.

A Escola Municipal Santa Maria fica na rua Marcos Lombardi, 140, no bairro Santos Dumont.

Estagiária Jorn. Ana Rizieri

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar