WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

19/05/2018 - Peirópolis é palco de mestres e alunos durante II Violoncelada

O bairro rural de Peirópolis recebe de 30 de maio a 03 de junho, a segunda edição da Violoncelada. O evento de música é uma maneira de reunir violoncelistas de todo o Brasil para aulas com professores de grande renome, além de oferecer diversas atividades em Peirópolis, assim como, outras apresentações no Centro Cultural José Maria Barra.

O primeiro concerto é dia 23, às 19h30 com violoncelo e piano, apresentado por Kayami Satomi e Maria Célia Vieira. No dia 30, às 19h30, começa a abertura oficial com Udi Cello Ensemble e Orquestra Municipal de Uberaba. Os shows de maio são pagos, a fim de arrecadar fundos para cobrir custos.

A Violoncelada foi idealizada por Kayami Satomi, professor de violoncelo na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A primeira edição ocorreu no período de 14 a 8 de junho de 2017 e foi um grande sucesso. Com duração de cinco dias, a expectativa desse ano é receber até 30 alunos de violoncelo vindos de todo o Brasil para as atividades de propostas.

A equipe chefe do evento conta com professor Kayami, diretora geral, Laura Millya e o produtor Matias Roque. Os parceiros são a Fundação Cultural de Uberaba, Universidade Federal do Triângulo Mineiro juntamente com o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, Associação dos Amigos do Sítio Paleontológico de Peirópolis, GeoPark de Uberaba, Teatro SESI Minas, CODAU entre outros.

Os professores presentes na Violoncelada são Matias de Oliveira Pinto (Alemanha), Hugo Pilger (UniRio – Rio de Janeiro/RJ), Eduardo Swerts (Orquestra Filarmônica de Minas Gerais - Belo Horizonte/MG) e Gabriel Gonçalves (Orquestra Municipal de Uberaba - Uberaba/MG). Além desses profissionais ainda terá a presença do luthier André Amaral, durante todo o encontro. Ele realizará palestra sobre manutenção e cuidados básicos com instrumentos.

Para conseguir alavancar o restante da verba necessária, foi aberta uma Campanha Flexível de arrecadação.  Toda quantia adquirida será voltada para custear passagens aéreas dos professores, alimentação (almoço e jantar dos professores e equipe de produção), café da manhã e coffe break para todos os alunos, transporte, pró-labores, aluguel de teatro, arranjos musicais, direitos autorais (ECAD), materiais pedagógicos e mídias.

Caso a meta de arrecadação não seja alcançada oencontro sofrerá adaptações em sua programação artística e quadro de professores, para que seja possível produzi-lo com a verba disponível.

Laura Millya explica que a “II Violoncelada Peirópolis” apresenta enorme importância aos violoncelistas ainda em formação ou que estão buscando especializações e aprimoramentos da técnicae performance do instrumento. A proposta do encontro é oportunizar aos alunos de todo o país,dias intensivos de aprendizagem com grandes mestres do Violoncelo. “O formato de aulas em masterclass gera uma via de mão dupla, pois uma vez que o aluno faz, em um próximo momento ele também assiste as aulas dos colegas, ampliando a geração e absorção de informações”, elucida Laura, que além de diretora do evento, também é violoncelista.

Além dos momentos de aulas, os alunos têm a oportunidade de participar dos recitais propostos pelo encontro, algo que ajuda a trabalhar a confiança e segurança frente à plateia. “Festivais como a Violoncelada são essenciais para contribuir com a qualidade da formação dos nossos artistas e consequentemente do nosso cenário cultural em geral”, esclarece a artista.

A escolha de Peirópolis vem com o desejo de proporcionar aos alunos a possibilidade de aprendizagem e imersão em um mundo cultural e musical, ao mesmo tempo em que promove o contato consciente com o meio ambiente. Um dos intuitos também é mostrar Peirópolis como poloe chamar a atenção para a diversidade de atrativos que essa região dispõe.

O ponto alto do evento será o concerto de encerramento, momento em que todos os violoncelistas, alunos e professores, sobem ao palco formando uma grande orquestra de violoncelos.

Estagiária Jorn. Ana Rizieri

Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar