WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

19/05/2018 - FCU convida para abertura da Oficina Arte na Chita com Evacira Coraspe

A Fundação Cultural de Uberaba, por meio do Museu de Arte Decorativa, receberá neste sábado (19), às 10h, a abertura da Oficina "Arte na Chita", com Evacira Coraspe. A oficina que é inédita em Uberaba, contará com a presença de bordadeiras de Ouro Preto-MG e terá aulas todas as quartas a partir do dia 23 de maio, às 15h. As inscrições já foram encerradas, visto que todas as vagas foram preenchidas.

A jornalista Evacira Coraspe, que aprendeu a bordar em Ouro Preto há dois anos, explica que o artesanato entrou na sua vida através do bordado, enquanto buscava por alguma distração. Quando aprofundou seu conhecimento na arte, conheceu a técnica da confecção da Chita. A escolha pela Chita para ser ministrada em uma oficina se deve pela sua experiência de vida com o artesanato. "A Chita é um tipo de artesanato que encanta por suas cores vibrantes, pelas várias padronagens e pelas diversas possibilidades de combinações. Convivi muito com a Chita na infância, é uma lembrança emocional", declara Evacira.

Evacira explica, também, que a oficina será um momento de integração e de troca de vivências. "Uma forma divertida de socializar". No bordado existe a possibilidade de se desligar do mundo e encontrar calmaria e, ao mesmo tempo, trazer essa tranquilidade para a rotina. "Me faz muito bem e eu quero compartilhar isso", conta a jornalista.

O projeto inicial aborda mulheres que tenham depressão ou síndrome do ninho vazio e não tem duração prevista, porque exige um processo de observação em conjunto.

Identidade da região - Evacira explica que Uberaba é uma cidade muito rica de bordadeiras e que a Chita é um estilo que não é comum no Triângulo Mineiro, dando abertura para a possibilidade dessa vertente. Uma das propostas da oficina é despertar a valorização do artesanato e elevar ao patamar da arte. "Existe todo um processo criativo para o artesanato e isso precisa de ser valorizado", declara Evacira.

A oficina será no Museu de Arte Decorativa (MADA), que fica na rua Maria de Lourdes de Melo Coli, 30 no Residencial Abel Reis.

Estagiária Jorn. Ana Rizieri

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar