WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

20/05/2018 - Museu de Arte Decorativa recebe a 1ª Feira CCBRas de Cerâmica Contemporânea de Uberaba

Evento busca disseminar os processos de produção da cerâmica e consolidar as obras no cenário da arte

A Fundação Cultural de Uberaba, por meio do Museu de Arte Decorativa, promove no dia 26 de maio a 1ª Feira CCBRas de Cerâmica Contemporânea de Uberaba. A feira é inédita e acontecerá das 10h às 19h, com entrada gratuita para o público. A data escolhida celebra o Dia Nacional do Ceramista e propõe divulgar essa modalidade de arte, atraindo o público em geral e os artistas e artesãos da cidade.

O evento ocorrerá nos jardins do MADA e contará com a presença de vários ceramistas brasileiros, expondo esculturas, objetos, peças utilitárias e livros de arte. A feira começa às 10h e vai até às 19h, tendo no período da noite a oficina prática da queima Raku, técnica alternativa que será realizado pela ceramista Cris Rocha.

O Raku é uma técnica de origem japonesa, que surgiu durante a tradicional Cerimônia do Chá. Uma das artistas convidadas, Cris Rocha conta que o nascimento da técnica se deu devido a necessidade de xícaras para beber o que era produzido nos festivais. A técnica é definida pela queima da peça em temperaturas extremamente elevadas, retiradas do forno ainda quentes e em seguida resfriadas. O choque térmico cria rachaduras imperfeitas, que aliadas à leveza do material, geram a beleza própria de cada cerâmica.

O Raku começou a sofrer interferências de outras culturas e de outros olhares artísticos. Com o tempo a técnica passou a se desdobrar ganhando outras maneiras de construí-la. Uma das formas é acrescentando materiais durante a queima, como por exemplo o Horse Hair ou crina de cavalo, que gera padrões e trilhas raras na peça.

Cris Rocha, ceramista natural da cidade de Campinas, irá ministrar a queima Raku no Museu de Arte Decorativa. O Raku surgiu na vida da artista depois de uma viagem ao Japão, onde teve a oportunidade de conhecer a técnica. O Horse Hair lhe foi apresentado pela internet através de vídeos americanos. No dia 26, durante a queima, Cris também irá usar lã de ovelha e pena de galinha nas composições. “O Raku faz peças únicas, não tem como fazer duas iguais e dá para usar várias coisas, até cabelo humano”, afirma Cris, ao explicar o uso dos mais diversos materiais.

Entre os nomes participantes da mostra, estará o mestre ceramista Kenjiro Ikoma como convidado especial. Também participam Adel Souki, Afrânio Montemurro, Américo Souza Neto, Antonio Cleofas, Antonio Poteiro, Auxiliadora Lima, Bruno Amarante, Cris Rocha, Darly Pelegrini, Erli Fantini, Hélio Siqueira, Inês Antonini, Lica Cruz, Lusa Andrade, Makoto Fukusawa, Marlucia Temponi, Maria Helena Ciriani, Regina Rodrigues, Roberto Lott, Ruben Alekxander e Silvio Francisco.

De maneira geral a Organização Cerâmica Contemporânea Brasileira (CCBRas) pretende divulgar o trabalho dos artistas que lidam com o processo de modelagem, esmaltação e queima. Uberaba já tem tradição dentro da cerâmica brasileira, sendo casa da reconhecida ceramista Lusa Andrade. A artesã foi quem idealizou e realizou o primeiro congresso nacional de cerâmica feito aqui em Uberaba.

Cris Rocha anuncia que os artistas convidados irão doar algumas obras para a cidade, de modo que o acervo possa ser enriquecido. A ceramista também esclarece que a iniciativa é muito interessante e necessária para que a cerâmica possa ser incluída no universo da arte. “Está sendo muito bacana esse trabalho de difundir nossas atividades, porque muitas vezes a cerâmica é vista apenas como utensílios e não como peças artísticas”.

As inscrições para oficina são por ordem de interesse conforme as vagas disponíveis, e podem ser realizadas pelo telefone 3338-9409 (de terça a sexta das 12h às 18h, e sábado das 8h às 12h). O valor cobrado equivale apenas ao material trabalhado pelo aluno durante a ação. A peça feita no workshop pertencerá ao participante depois de finalizada.

O Museu de Arte Decorativa – MADA fica na rua Maria de Lourdes Melo Coli, 100 – Residencial Dr. Abel Reis.

Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo

Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar