WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

12/05/2018 - FCU reinaugura bustos da Mãe Preta e Princesa Isabel durante os festejos do 13 de Maio

A ação busca preservar a memória e divulgar a importância dos monumentos, que receberam restauração 

A Fundação Cultural de Uberaba (FCU) promove neste domingo a reinauguração do Busto da Mãe Preta e da Princesa Isabel, que receberam revitalização e melhorias para a preservação. Os eventos serão realizados no domingo (13) durante as celebrações do 13 de Maio, data da abolição da escravatura. A entrega do Busto da Mãe Preta, na Praça Comendador Quintino, em frente ao Grupo Brasil, será às 10h. Já o busto da Princesa Isabel será às 11h30, na praça Santa Terezinha.

A reinauguração na praça Comendador Quintino terá várias atrações para o público geral. O Coletivo Axé apresentará “Revolução Preta”!, uma performance poética e musical que retrata a história do homem negro em sua trajetória dolorosa da África ao Brasil. Autores irão declamar poemas autorais e poemas de autores consagrados, dentre eles Conceição Evaristo, Elisa Lucinda e Carlos Drummond de Andrade. A solenidade também terá a participação da professora Inês Fernandes do Coral Afro, além de uma apresentação da Lions Big Band.

A FCU, através do Setor Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Sempac), realizou no bem a troca dos suportes de madeira e restauro, realocação da placa, reforma das pedras locais que estavam danificadas, bem como retirada de emendas em concreto. O monumento é inventariado pelo Conselho do Patrimônio Histórico e artístico de Uberaba (Conphau) e tem forte significado para as tradicionais festividades culturais afros da cidade.

De acordo com a historiadora Cida Manzan, a ilustração da negra dando de mamar ao bebê é uma homenagem à mulher negra escravizada, que amamentava os filhos dos senhores e criava essas crianças. “Ele representa a mulher dando de mamar e ainda transmitindo carinho. Manter viva a memória e o respeito por essas mulheres é importante, pois aqui tivemos muitas amas de leite, que eram escravas e cuidaram de várias crianças uberabenses”. O busto da Mãe Preta é obra do artista Hélio Ademir Siqueira e foi inaugurado na Praça Comendador Quintino no dia 13 de maio de 1978.

Princesa Isabel – O monumento da Princesa Isabel na praça Santa Terezinha, também inventariado, passou por uma série de procedimentos visando melhorias e sua preservação. Foram desenvolvidos serviços como remoção de pichações, repintura, restauração e proteção de vidro. Ele será entregue durante a programação, às 11h30, quando os grupos de Congada chegam à praça para participar em seguida da tradicional missa afro.

O monumento da Princesa Isabel faz reverência à personalidade que assinou a Lei Áurea que aboliu juridicamente a escravidão no Brasil. O busto foi inaugurado no dia 13 de maio de 1961 e o local se tornou um referencial dos grupos que sempre estiveram envolvidos nas comemorações do dia “13 de maio” na cidade de Uberaba.

Importante destacar que as melhorias nos bens históricos foram custeadas pelo Fundo Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Fumphau), que provém de arrecadações do ICMS Cultural.

Luiza Carvalho – Jornalista

Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar