WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

05/05/2018 - Domingo na Concha abre celebrações dos 130 anos de Abolição da Escravatura neste fim de semana

O Domingo na Concha deste dia 6 de maio será o marco de abertura da programação que celebra o 13 de Maio com o projeto "Raízes, Sou Brasil!”. A apresentação será uma edição especial de “130 anos de Abolição da Escravatura”, abordando e valorizando a Cultura Afro brasileira. O show será comandado pelo músico Marcelo Cipriano e a abertura será com o Coral Afro. O evento, que é promovido pela Prefeitura de Uberaba por meio da Fundação Cultural de Uberaba, acontecerá das 11h às 14h e será aberto ao público.

O trabalho propõe uma reflexão sobre cantores e compositores brasileiros que aludem à música em sua identidade Afro, utilizando a força da imagem em suas concepções estruturais. Serão apresentados grandes sucessos da MPB de raízes Afros, com cantores de Uberaba interpretando grandes compositores de identidade Negra, como: Milton Nascimento, Sandra de Sá, Mart’Nalia, Gilberto Gil, um tributo a Martin Luther King, Wilson Simonal e outros.

A coordenadora de Políticas de Igualdade Racial da FCU, Carmen Amâncio, explica que as letras das músicas foram espaços para a afirmação do negro, principalmente a partir da autoria de músicos como Wilson Simonal, Luiz Melodia, Jorge Ben, Sandra de Sá, Jovelina Perola Negra,  Gilberto Gil e outros. “É isso que  esses músicos locais do “Raízes, Sou Brasil” se empenham em buscar dialogar com o movimento negro, e dessa forma quebrar o silenciamento da presença negra na sociedade. O Brasil após o processo de escravidão adotou formas características para tratar das demandas das pessoas negras: o não acesso à educação, a ausência de meios de reparação, marginalização de aspectos culturais, religiosos e sociais”, comenta Amâncio.

O grupo “Raízes, Sou Brasil” é formado por Marcelo Cipriano na coordenação, e os cantores Eduardo (Carioca), Reginaldo (Peixinho) e Renato (Natinho). Também contam com os músicos Malinton Gugu e Peixinho no violão, Júnior do Cavaco (Cavaquinho), Alex (Banjo), Rodrigo Lula (Sax  e flauta), Diamante (Teclado), Washington Luiz (Pandeiro e caixa), Alisson Costa (Rebolo e Caixa) e Henrique Nascimento (Surdo).

Além das atrações musicais, a Concha contará com a Feira de Afroempreendedores, com ação que reunirá diversas opções de produtos e serviços locais de 10 empreendedores, entre eles: Aline Magalhães Nutricionista, Lacre Wigs Brasil, Cassi Borges Fotografia, Stilo de Preta, Academia Empreender Kej, D’Natureza, Kuara Vestuário, Aguilar Artigos Religiosos, Rose Morena Moda Fashion, Nathalia Vaz – representante da Negra Rosa, Talita Cumi Artesanatos, Thais Nascimento Beauty Studio, Maria Julia Laços.

O Domingo na Concha acontece na praça da Concha Acústica aos domingos e a programação semanal pode ser acompanhada na página oficial da Fundação Cultural de Uberaba pelo Facebook: facebook.com/culturauberaba.

Piquenique – Neste domingo também será comemorado o Dia Internacional da Igualdade. A entidade internacional IFED (Internacional Family Equality Day), propõe para esta data a promoção de um evento mundial em prol da Igualdade Familiar. O evento acontece em várias cidades do mundo, no próximo domingo, em formato de piquenique, em céu aberto, com atividades e compartilhamento de vivências.

No Brasil, o projeto da IFED é incorporado pela ABRAFH (Associação Brasileiras de Famílias Homotransafetivas). Em Uberaba o piquenique será na Praça Concha Acústica, com a colaboração da Coordenadoria de Políticas Públicas LGBT e com o apoio da Fundação Cultural de Uberaba, às 9h30. Os interessados podem levar um lanche pra ser compartilhado.

Estagiária Jorn. Ana Rizieri

Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar