WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

06/05/2018 - Fundação Cultural expõe na Universidade de Uberaba projeto denominado 100%AFRO

A Mostra é um resgate cultural das tribos que habitam o vale do Omo no sudeste da Etiópia

A Universidade de Uberaba – Uniube expõe, do dia 14 a 18 de maio, o projeto 100%AFRO, construído pela fotógrafa Ruth Gobbo em parceria com a Fundação Cultural. As obras ficam expostas na Biblioteca do Campus Aeroporto e fazem parte da 6° Semana de Lutas de Maio, organizada pelo curso de Psicologia.

O mês de maio é marcado pelos 130 anos da Abolição da Escravatura no Brasil, gerando assim eventos de reflexão, impulsionadores da cultura afro. A 6° Semana das Lutas de Maio traz, além da exposição 100%AFRO, atividades como palestras, rodas de conversa e discussões envolvendo a questão racial.

100%AFRO é um intercâmbio entre o Brasil e a África, desenhado a partir de retratos e experimentações. A primeira parte do projeto foi lançada ano passado no 13 de maio, dia em que a Lei Aurea foi sancionada. Para tanto, o desenvolvimento inicial contou com estudo aplicado e técnico das artistas Marilese Pacheco e Rosalina Cardoso, que produziram a tinta especial e natural usada nas pinturas corporais. Os modelos fotografados são tela para a releitura da cultura dos índios do Vale do Omo, que valorizam a beleza através da pintura e dos ornamentos naturais.

Cerca de 10 alunos do curso de Psicologia estão trabalhando na construção da 6° Semana das Lutas de Maio, com auxílio do professor Gregório Kazi. “A exposição é referente as lutas raciais, assim o objetivo é transmitir a beleza negra, e juntando com as outras atividades que serão realizadas, demonstrar o caminho de luta pelo qual passaram, os preconceitos e a superação”, explica Bárbara Barbosa, estudante de Psicologia e uma das organizadoras.

O evento na Uniube, assim como a exposição 100%AFRO, é aberto ao público em geral. Além da questão racial, a semana de luta ainda aproveita o gancho social do momento para abordar outros temas como adoção, abusos, lutas LGBT’s e a luta antimanicomial.

Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar