WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

03/05/2018 - Fundação Cultural de Uberaba é presenteada com retrato de Chico Xavier

O artista Cláudio Júnior, criador da mostra “Expressão da Arte Através da Fé”, doou, nessa quarta-feira (2), obra para a Fundação Cultural. O quadro em preto e cinza ilustra o médium Chico Xavier psicografando. A relevância da nova aquisição se dá devido ao legado religioso que Chico deixou na cidade. Uberaba abriga o Memorial do Chico Xavier e trabalha para perpetuar a memória do líder espírita.

A exposição “Expressão da Arte Através da Fé” permaneceu na Galeria Rachel Machado, situada no prédio da Fundação Cultural, do dia 12 de abril até sexta-feira (27). Com 19 obras selecionadas, a mostra trabalhou aspectos religiosos, elencando personalidades famosas como o próprio Chico Xavier e Jesus Cristo.

O presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Antônio Carlos Marques, recebeu o artista para a entrega do quadro. “Agradecemos ao Cláudio Júnior por este presente à Fundação Cultural de Uberaba, valorizando uma personalidade tão importante para Uberaba como Chico Xavier. É um belo trabalho que agora integra nosso acervo cultural e artístico, junto a obras de outros grandes artistas e expositores que por aqui passaram”, diz o presidente.

O artista Cláudio Júnior explica que sempre admirou o médium. “Gosto muito do Chico, sou espírita e religioso, e penso que mostrar imagens dele e de Jesus, são formas de divulgar e até mesmo de evangelizar e instigar as pessoas a conhecê-los mais”. Cláudio ainda reafirma a importância de manter viva a história do Chico, pois com ela se percebe o quão especial ele foi.

As técnicas utilizadas pelo artista são o desenho e a pintura de óleo sobre tela. “Comecei a desenhar quando criança, coisas mais simples que eu via na televisão, como por exemplo os personagens de desenhos animados, depois parei.” Cláudio explica que voltou para arte aos 19 anos, quando encontrou uma apostila de desenho na internet. O achado impulsionou a vontade de criar e de lapidar as obras.

“Percebi uma melhora e fui gostando cada vez mais, aí com 23 anos entrei na aula de óleo sobre tela e estou até hoje”. Por fim, conta que pensou em desistir algumas vezes, porque tinha dificuldade, mas que, felizmente, decidiu continuar com o trabalho.

Cláudio Júnior ama desenhar e pintar figuras humana, e também paisagens, “independentemente de ser religioso ou não”, e cogita fazer no futuro uma mostra com trabalhos que retratem expressões humanas. O artista plástico também pretende se aprofundar para crescer na área.

Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar