WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

06/03/2018 - Reinaugurado, o Circo do Povo já movimenta o Rio de Janeiro com inscrições para as oficinas culturais

Atrações circenses como tecido, lira, bambolê e malabares, estão entre as modalidades com aulas gratuitas no espaço
 
Integrando as festividades dos 198 anos de Uberaba, o Circo do Povo, por meio da Fundação Cultural de Uberaba, foi oficialmente reinaugurado na última sexta-feira (01). Além do prefeito Paulo Piau e do presidente da Fundação Cultural, Professor Antônio Carlos Marques, estiveram presentes o vice-prefeito e presidente interino da Cohagra, João Gilberto Ripposati, o ministro das Cidades Alexandre Baldy, deputados, vereadores e autoridades municipais. O público, que compareceu em peso, assistiu a espetáculos circenses e recebeu o ministro Baldy para os anúncios de investimentos federais aos bairros do Programa Minha Casa, Minha Vida.

O presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques, que é um dos fundadores do Circo do Povo, se emocionou na solenidade de reinauguração do espaço, destacando a importância social do projeto. “São 35 anos de trabalho. O Circo do Povo é uma resistência cultural e vamos continuar passando por diversos bairros, levando cultura e lazer. Este projeto já transformou bairros, transformou alunos e revelou grandes artistas. Que venham mais muitos anos, agradecendo sempre o apoio da equipe envolvida e a todos da Prefeitura que estão conosco nesta caminhada”.

Na ocasião, o prefeito Paulo Piau falou sobre as crianças cantando o hino nacional e reforçou o valor dos atos de cidadania, destacando a importância do Circo na construção social. “O Circo do Povo merece todos os nossos aplausos. Há uma grande grade de cursos a serem oferecidos gratuitamente, e queremos que todos aproveitem ao máximo essa estadia do Circo no Residencial Rio de Janeiro”.
 
O Circo do Povo inicia o novo ciclo de atividades com oficinas de diversas modalidades, como Capoeira, Acrobacia em Solo, Equilibrismo, Malabarismo, Trapézio e Lira, Rima - Hip Hop e Danças. Com estrutura nova e remodelada, mais segura e moderna, o equipamento cultural deve ficar montado por seis meses no Residencial Rio de Janeiro na Rua Dr. Vivaldo Silveira, nº 413, e já está movimentando o bairro com as modalidades oferecidas gratuitamente.
 
Os cursos profissionalizantes já tiveram início e com vagas encerradas, e para as modalidades culturais ainda é possível realizar inscrições. Para isso, os interessados devem comparecer ao local de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, tendo em mãos comprovante de residência, certidão de nascimento ou seu RG. Os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
 
Oficinas– De acordo com Márcia Queiroz, coordenadora do Circo do Povo até dezembro de 2017, a maior demanda sempre foram as crianças e jovens na faixa de 8 a 16 anos. "São jovens que viviam vulneráveis, nas ruas, não tinham o que fazer e tinham no circo um grande atrativo. Gostam de permanecer no circo e demonstram amor pelas atividades que desenvolvem lá”, explica Márcia.
 
Diante desta realidade, os horários das oficinas foram estabelecidos de acordo com a demanda dos alunos e dos responsáveis, de forma que as mesmas acontecerão de segunda a sexta-feira, na parte da tarde e noite, já que o horário de trabalho e estudo da maioria dos participantes é o comercial.

O educador físico e professor de capoeira, Cláudio Bernardes de Sousa, que integra a equipe de administração do Circo, está animado com o início das atividades e a demanda das oficinas. Para ele, quanto mais cedo começarem todas as atividades, melhor e mais favorável será o retorno sobre esta etapa no Residencial Rio de Janeiro. "A partir da reinauguração a busca pelas atividades se multiplicam, podendo abrir novas turmas, sendo mais uma forma de ocupar as crianças, tirando-as das ruas", explica Cláudio.
 
Luiza Carvalho - Jornalista
Estagiária Jorn. - Ana Rizieri
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar