WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

02/03/2018 - FCU celebra 198 anos de Uberaba com show gratuito de Chico Lobo e Orquestra Municipal

Evento acontecerá no Teatro Sesiminas Uberaba e ingressos estarão disponíveis para retirada na bilheteria a partir das 18h

A Fundação Cultural de Uberaba, com o apoio do SESI, realizará nesta sexta-feira (02) um show especial e com entrada franca para comemorar os 198 anos de Uberaba. O evento acontecerá às 19h no Teatro Sesiminas Uberaba e apresenta o violeiro Chico Lobo, além de um concerto especial da Orquestra Municipal de Uberaba e convidados. Os ingressos gratuitos estarão disponíveis a partir das 18h para retirada na bilheteria do teatro.

O concerto especial da Orquestra Municipal, segundo o maestro Eliézer Tiago Oliveira, terá convidados e será em uma grande homenagem ao aniversário da cidade e à cultura popular local. Arranjos inéditos prometem encantar o público em uma mistura de manifestações culturais que participarão do concerto como convidados especiais.

“A Orquestra Municipal fará uma grande homenagem evocando a arte popular e a cultura de Uberaba, por meio de partituras de cantos de vários grupos de Folias de Reis que estarão presentes no repertório. Teremos também cantos de congada e uma surpresa final com catira. Além disso o público ouvirá peças de compositores como Villa Lobos e Mário de Andrade, em uma grande sintonia da música erudita com a popular”, revela o maestro.

E em seguida o show será com o violeiro Chico Lobo. Com mais de 30 anos dedicados à viola caipira de 10 cordas, ele é apontado pela crítica como um dos mais ativos e efetivos violeiros no processo de valorização e divulgação deste instrumento típico, no cenário nacional e internacional.

Nascido em São João Del Rei (MG), Chico Lobo toca viola desde os 14 anos, e tem orgulho de ser compositor e cantador caipira. Além disso é arranjador, produtor, diretor musical, apresentador de TV e rádio, colunista e escritor. Raro artista agregar reconhecido talento em tantas atividades. Todas dedicadas à cultura de identidade.

Desde 1996 até o momento, já lançou mais de 20 Cds – entre obras de carreira, parcerias e coletâneas. Domina o palco com presença e comunicação ímpares, e canta de viola na mão as folias, os congados, os catiras, as modas e demais ritmos que enfocam suas raízes, sempre de modo muito envolvente. Já se apresentou em importantes palcos nacionais e internacionais em países como Itália, Canadá, Chile, Bogotá e China, onde representou o Brasil em 11 shows na Expo Xangai 2010. Entre esses, um para UNESCO.

Workshop gratuito – Além do show no Teatro Sesiminas Uberaba, o violeiro Chico Lobo estará às 16h na sede da Fundação Cultural, que fica na praça Rui Barbosa, para um workshop especial de viola. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.

Luiza Carvalho – Jornalista

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar