WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

03/12/2009 - Uberabenses participam da II Conferência Estadual de Cultura

Estiveram reunidos nesta quarta-feira (2), pessoas de diversos segmentos culturais da sociedade e de quase 400 municípios de Minas Gerais durante a abertura da II Conferência Estadual de Cultura, em Belo Horizonte, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O encontro espera reunir cerca de 500 representantes de diferentes municípios e segmentos da cultura de todo o Estado para aprovar as propostas que serão encaminhadas para a Plenária Nacional da II Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada em Brasília, em março de 2010.

O encontro segue até sexta (4) com o tema “Cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento”. Uberaba está presente no evento com 11 delegados, a maior comitiva do Triângulo Mineiro, eleitos durante a última Conferência Municipal de Cultura, realizada no final do mês de outubro. Organizada pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a II Conferência Estadual de Cultura, dentre outros objetivos, vai promover o debate entre protagonistas da cultura no Estado; propor estratégias para universalizar o acesso dos mineiros à produção e à fruição cultural; propor estratégias para a consolidação dos sistemas de participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura e eleger os delegados que representarão Minas Gerais na II Conferência Nacional de Cultura.

“A Conferência de Cultura de Uberaba foi realizada com muito sucesso e deixou um resultado valioso. Defenderemos as idéias que são importantes para nossa cidade para recolocar Uberaba como protagonista do debate estadual sobre cultura”, ressalta o presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Rodrigo Mateus de Oliveira Signorelli. A Conferência vai até o dia 04 e está organizada em grupos de trabalho de acordo com os seguintes eixos: 1 - Produção Simbólica e Diversidade Cultural; 2 - Cultura, Cidade e Cidadania; 3- Cultura e Desenvolvimento Sustentável; 4 - Cultura e Economia Criativa, e 5 - Gestão e Institucionalidade da Cultura. O encontro terá, ainda, palestras de José Márcio Barros - Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Carlos Antônio Leite Brandão - Cultura, Cidade e Cidadania; Maurício Laguardia Campomori - Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Ana Flávia Machado - Cultura e Economia Criativa e Maria Helena Cunha - Gestão e Institucionalidade da Cultura.

Debates também estão na pauta da Conferência: Mauro Werkema, da Secretaria de Estado de Turismo; deputado Domingos Sávio, suplente da Comissão de Cultura da ALMG; Mônica Debs, secretária Municipal de Cultura de Uberlândia e o deputado Vanderlei Jangrossi, membro da Comissão de Cultura da ALMG, serão os mediadores.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar