WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

18/02/2018 - Exposição fotográfica Ongusu estará aberta para visitação na Biblioteca a partir de segunda

A Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães receberá a partir desta segunda-feira (19) a exposição fotográfica Ongusu – Retratos de Resistência, de Renata Reis. O projeto, que já esteve em exposição no espaço e também na Galeria de Artes Rachel Machado, retorna à Biblioteca com mais uma etapa da mostra, que traz fotos de mulheres negras que mostram sua força e representatividade. A visitação será até 5 de abril, e a biblioteca fica aberta ao público de 2ª a 6ª feira, de 7h30 às 21h30, e sábados das 7h30 às 16h30.

A exposição de Renata Reis é parte do projeto que teve início em 2016 em Uberaba, que consistiu em sessões fotográficas de apenas 15 minutos, de diversas mulheres, onde é captada a essência de cada retratada. A uberabense Renata Reis, formada em Arquitetura e Urbanismo, descobriu a fotografia ainda durante a faculdade, e desde então vem se especializando e é fotógrafa profissional desde 2013.

A palavra Ongusu, que dá nome à exposição, significa força na língua Umbundu, um dos idiomas de Angola, na África. Através dessa palavra dá-se a busca da conexão com origens. “A ideia do projeto veio da vontade de me ver representada, essa vontade existe desde sempre, não só em mim, mas sim em várias meninas e mulheres que até pouco tempo atrás, não se viam representadas em meios de comunicação e diversas outras esferas da vida”, explica Renata.

O projeto, segundo a idealizadora, é sobre força, representatividade, amor próprio e superação do racismo. “O projeto mostra essas mulheres, que com resiliência e coragem, estão superando todos os obstáculos e que lutam todos os dias para se fortalecerem e hoje se amam e estão em processo de descobrimento. Essas mulheres retratadas são exemplo para muitas outras. Tão importante quanto essas mulheres lindas que acreditaram no meu trabalho, e que se doaram para esse projeto; são as mulheres que eu espero serem tocadas por ele”.

Luiza Carvalho – Jornalista

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar