WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

03/01/2018 - Folias de Reis devem emitir alvará de circulação na Fundação Cultural

A Fundação Cultural de Uberaba, por meio da equipe técnica do Setor Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Sempac), está reforçando junto aos grupos de Folias de Reis do município, a necessidade da emissão de alvará para a circulação e festas em comemoração ao Dia de Santos Reis, comemorado no dia 6 de janeiro. O documento, que visa dar segurança para que as folias circulem nas ruas e realizem suas festividades, pode ser solicitado durante todo o ano, conforme as necessidades de cada grupo.

Segundo a historiadora da FCU, Maria Aparecida Manzan, até o momento foram emitidos cerca de 20 alvarás para festas no início de 2018, o que é um número baixo. “Os representantes dos grupos devem procurar o Sempac e a emissão do documento é feita na hora. É preciso estar com o RG ou CPF do festeiro ou do capitão da Folia, preferencialmente, e informar o dia, horário, local e hora da alvorada do grupo”, explica.  O alvará de circulação é emitido na sede da Fundação Cultural de Uberaba das 8h às 17h, e o endereço é praça Rui Barbosa, 356 – Centro.

Já para festas que necessitam de fechamento de ruas ou que terão impacto no trânsito, Maria Aparecida Manzan reforça que os grupos de Folia de Reis também devem ter os respectivos alvarás e autorizações da Prefeitura, por meio da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest) e órgãos responsáveis. “O alvará de circulação não corresponde aos mesmos alvarás para fechamento de rua e demais necessidades, portanto os grupos precisam estar atentos e formalizarem os pedidos também na Prefeitura, para que as festas ocorram sem problemas”, esclarece a historiadora.

Vale lembrar que Uberaba é oficialmente o município com o maior número de Folias de Reis cadastrados em Minas Gerais e no Brasil. Com cerca de 140 grupos já registrados segundo o Sempac, a emissão do alvará de circulação também é uma ferramenta de monitoramento para mapear as folias ativas, que são acompanhadas pela equipe para registro fotográfico incluído anualmente nos relatórios do Patrimônio Histórico e Cultural de Uberaba. 

Luiza Carvalho – Jornalista

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar