WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

30/11/2017 - Concerto especial lançará parceria entre a Orquestra Municipal e Centro Cultural da UFTM

O projeto “Nos Caminhos da Música” oferecerá minicursos e concertos com proposta diferenciada em 2018

A Fundação Cultural de Uberaba, por meio da Orquestra Municipal, e o Centro Cultural da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) vão realizar nesta sexta-feira (1º) um concerto especial de apresentação do projeto “Nos Caminhos da Música”, uma parceria que consolidará a realização de minicursos e concertos especiais em 2018. O evento será às 20h no Auditório Safira, que fica na Av. Frei Paulino, nº 30, no bairro Abadia. A entrada é franca, limitada a 130 lugares conforme a capacidade do local.


De acordo com o maestro da Orquestra, o músico Eliézer Tiago Oliveira, no concerto de sexta-feira, o público terá um repertório especial para a apresentação do projeto. A parceria vem de encontro com a função de uma Orquestra, de formar público e trazer informações e conhecimento para a população. “O curso vai possibilitar que qualquer ouvinte leigo tenha noções e bagagem cultural para absorver melhor o repertório executado pela Orquestra. Será muito dinâmico e com material audiovisual. Também teremos a participação dos músicos da Orquestra, que transmitirão suas experiências”, explica Eliézer, reforçando que todos poderão ter acesso ao minicurso, que será oferecido gratuitamente e com emissão de certificado.


O técnico em Música do Centro Cultural da UFTM, Alexandre Rincon, conta que a proposta é realizar quatro concertos da Orquestra na UFTM em 2018. “Antes de cada concerto, pretendemos promover pelo menos quatro encontros onde serão abordadas as questões relacionadas ao repertório que será executado. Será apresentado quem são os compositores, em que período da história da música estão inseridos, como o discurso musical se desenvolve em cada obra, entre outros aspectos”, explica o técnico.


Com a parceria entre o Centro Cultural da UFTM e a Orquestra Municipal de Uberaba, o objetivo é fomentar a arte e a cultura nos espaços universitários. “Um dos principais objetivos dos projetos do Centro Cultural da UFTM, ao formar importantes parcerias como essa com a Orquestra Municipal, é aproximar a comunidade externa e a universidade, por meio da arte e da cultura”, destaca Alexandre Rincon.


O presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques, avalia a parceria como uma importante iniciativa para o fortalecimento da cultura. “Formar público e oferecer conhecimento é essencial para que nosso cenário cultural seja cada vez mais consolidado, e para que nossa cultura local tenha valorização e reconhecimento. Esperamos que os minicursos sejam um grande sucesso em 2018”.
 
Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar