WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

21/10/2017 - Batalha do Calçadão fará eliminatória para a edição regional do evento

Família de Rua e Batalha do Calçadão apresentam, neste sábado (21), às 16h, no Calçadão da Rua Arthur Machado, a Seletiva do Triângulo Mineiro do Duelo de MCs Nacional - 2017. Participarão desta seletiva oito semifinalistas, sendo eles: MC Moeba de Nova Ponte, MC Lucas Blum de Sacramento, MC Vaine de Uberlândia e, defendendo Uberaba, MC Juninho, MC Fabão, MC João Felipe, MC Bulldog e MC Jardel. O vencedor desta etapa irá defender o Triângulo Mineiro na eliminatória mineira do Duelo, que será dia 12 de novembro, em Belo Horizonte.


Este é o quarto ano que a edição regional do Triângulo Mineiro acontece em Uberaba. A demanda cresceu tanto que, até o ano passado, oito estados participavam. Este ano o número dobrou e são 16 estados participando da edição nacional. O apresentador e um dos organizadores da Batalha do Calçadão, Cairo Damasceno, conhecido como Toi, fala sobre o aumento no interesse pela dança de rua por parte das pessoas. "A última Batalha, que aconteceu na Biblioteca Municipal, teve público de mais de mil pessoas!", declara Toi, destacando que em 2014, um MC de Uberaba foi o vice campeão da etapa nacional.


Batalha do Calçadão - Começou com um tipo de brincadeira, a partir de uma reunião entre amigos para fazer rimas, improvisando como se estivessem fazendo uma batalha, com ideia de tomar o espaço público. Com o tempo, mais pessoas passaram a participar, e aderiram ao som para melhorar as rimas. O que chamou cada vez mais a atenção das pessoas que passavam pelo local e paravam para prestar atenção.


Com esse crescimento da demanda, viu-se a necessidade de aquisição de equipamento mais adequado e melhoria na estrutura do evento. A Fundação Cultural disponibilizou o som e os locais para que o evento sempre acontecesse. A Fundação é a realizadora do projeto desde 2014.


Hoje, a Batalha passa por diversos pontos da cidade e acontece mensalmente. Lugares como o Parque das Acácias (Piscinão), Concha Acústica, Cine Teatro Vera Cruz e Bibliotecas Públicas já receberam o projeto, mas a raiz mesmo é o Calçadão. “A Batalha passou de uma caixinha para um som melhor”, enfatiza Nenê. O foco da Batalha é o hip hop, break, graffiti, MC e DJ. A Batalha do Calçadão é conhecida nacionalmente, sendo um dos maiores eventos de hip hop do país.


O projeto busca incentivar o fortalecimento da dança de rua com uma linguagem artística e promover intercâmbio de artistas de break dancing com danças das mais variadas técnicas, intervenções de DJs, rodas de break, apresentações, shows de rap e batalha de MCs, promovendo duelos de hip hop e dando espaço aos rappers uberabenses para mostrar seu talento e conhecimento com as rimas improvisadas de forma inteligente. Além disso, é uma forma de dialogar com a juventude e promover a inclusão da arte e cultura como a expressão de desejos, sonhos e perspectivas dos jovens para o futuro.

Estagiária Jorn. Ana Rizieri
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar