WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

04/10/2017 - Artistas de Uberaba são destaque em mostra no Centro Cultural UFMG

Os artistas Hélio Siqueira e Paulo Miranda levam o nome de Uberaba para exposição coletiva “Visualidades e Memória”, que será inaugurada no Centro Cultural UFMG, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (5) às 19h. Além deles, a mostra reúne obras dos artistas Domingos Mazzilli, Marcelo AB e Mário Azevedo, com a curadoria de Rodrigo Vivas.  A exposição é constituída de esculturas em cerâmica, objetos, oratórios e pinturas, e poderá ser vista até o dia 26 de novembro. A entrada é franca.

Hélio Siqueira 
Natural de Ouro Fino e residente em Uberaba, seus primeiros estudos foram realizados no Grupo Escolar Coronel Paiva e no Seminário Seráfico Santo Antônio em sua terra natal. Em 1969 muda-se para Uberaba, onde inicia seus primeiros estudos de arte de forma autodidata enquanto realiza o curso clássico no Colégio Marista Diocesano. Neste período ganha os três primeiros prêmios num concurso de pintura realizado pela União Estudantil da cidade. 


Participou de inúmeras exposições coletivas no Brasil e no exterior, além de realizar muitas mostras individuais, entre elas Território de Louvor e Glória, no Palácio das Artes, em 1985; Santos Todos Nós, no Museu Murilo Mendes, em Juiz de Fora, em 2012; e Arte para todos os Santos, na Galeria Livro Objeto, também em Belo Horizonte, em 2013.Ganhou vários prêmios nacionais, entre eles o da V Bienal Nacional de Santos em 1995. É formado em Letras pela Faculdade de Filosofia Santo Tomás de Aquino de Uberaba, e em Ação Cultural pela Eca USP. Foi professor de desenho e pintura da UFU de 79 a 90 e atualmente é agente de projetos culturais da Fundação Cultural e coordenador do Museu de Arte Sacra de Uberaba, cidade onde reside e trabalha.

Paulo Miranda 
Natural de Adamantina/SP é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Uberaba, com pós-graduação em Desenho e Criatividade pela Unifran. Foi aluno de desenho e pintura dos artistas Hélio Siqueira, Frans Krajecberg, Karin Lambrecht, Orlando Castaño, Shirley Paes Leme, Alex Cerveny, entres outros. Já realizou mais de 60 exposições no Brasil e no exterior. Durante três décadas integrou importantes mostras nacionais, entre elas "Panorama da Arte Atual Brasileira-Papel" no MAM-SP, Projeto Macunaima, na Funarte Rio de Janeiro, "América" no MASP, “Jovem Arte Brasileira” na Pinacoteca do Estado em São Paulo, "Mostra do Desenho Brasileiro" em Curitiba PR, "Triângulo das Artes" na Galeria Debret em Paris França.


Obteve vários prêmios de nível nacional e internacional, dentre eles “Prêmio Patrícia Galvão”, na II Bienal Nacional de Santos, "Unesco de Fomento às Artes", Salão Paulista de Arte Contemporânea, SARP Ribeirão Preto e 1º Salão Cidade de Uberaba. Atualmente é agente de projetos culturais da Fundação Cultural e coordenador do MADA-Museu de Arte Decorativa em Uberaba, cidade onde reside e trabalha.

Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar