WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

03/10/2017 - Equipe de Patrimônio Histórico acompanha festa na Baixa para registro de salvaguarda

A equipe técnica do Setor Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Sempac), da Fundação Cultural, acompanhou neste fim de semana a Festa de Nossa Senhora da Conceição e São José da Baixa. Mantendo as ações de salvaguarda, o objetivo do acompanhamento foi registrar a tradição popular por meio de foto e filmagem. O apoio também é dado na divulgação, por meio da confecção dos cartazes da festa.


Este é o sexto ano em que a equipe registra todas as atividades realizadas durante a festa para o relatório enviado anualmente ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), já que a festa vale pontos para o ICMS Cultural.


A festa de São José e Nossa Senhora da Conceição da Baixa é considerada patrimônio imaterial do município de Uberaba, registrada pela equipe técnica do Sempac e pelo Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), e chancelada pelo Iepha/MG. Ela é um importante elemento na formação da identidade do povo uberabense, com suas práticas e transmissão de saberes.


O evento é organizado pela própria comunidade da Baixa e termina com a procissão em devoção aos padroeiros, com andor de São José, Nossa Senhora da Conceição da Baixa, Nossa Senhora Aparecida, Medalha Milagrosa, Santo Antônio e São Sebastião. Centenas de fiéis costumam participar da festa, que é uma das mais tradicionais da região e também se destaca pela culinária típica.


Segundo a historiadora da Fundação Cultural, Maria Aparecida Manzan, a festa ocorre há mais de cem anos com grande significado para a população local, movimentando não só moradores da comunidade, mas toda a cidade de Uberaba e região. “A comunidade da Baixa se une em devoção para comemorar os santos, misturando fé e tradição, mantendo a importância histórica por ser momento de encontro das famílias e de rever amigos, que vão para a Baixa prestigiar a festa”.

Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU

 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar