WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

03/10/2017 - Fundação Cultural realiza reforma e manutenções no Teatro Municipal Vera Cruz

A Fundação Cultural de Uberaba, por meio do Setor Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Sempac), finalizou na última semana uma reforma e manutenção no Teatro Municipal Vera Cruz. As melhorias no bem tombado, aprovadas pelo Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), foram feitas por meio de verba do Fundo Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Fumphau), que provém de arrecadações do ICMS Cultural.

Conforme esclareceu a equipe técnica do Sempac, foi feita na reforma, a troca de telhas francesas semelhantes às já existentes, mantendo as características originais do bem, além da recomposição de placas laminadas do forro com proteção antichama, no segundo pavimento da plateia. Também foi realizada a limpeza e reforma de tubulação, calhas e rufos, para eliminar infiltrações.

Vale lembrar que, em agosto de 2016, a Fundação Cultural também executou reparo e manutenção de toda a pintura externa do Teatro, além do restauro dos letreiros do bem tombado. As melhorias, feitas através de recursos do ICMS Cultural, também representam novos pontos para o relatório de Patrimônio Histórico, fazendo com que o investimento retorne ao município por meio de repasse futuro pela pontuação relativa à preservação do bem tombado.

O Cine Vera Cruz foi inaugurado em junho de 1948, graças ao empreendimento da Companhia Cinematográfica São Luiz, proprietária dos cines São Luiz, Metrópole e Royal. Com a construção, Uberaba recebeu um dos mais significativos monumentos arquitetônicos. A arquitetura moderna e arrojada é do arquiteto Taddeu Guizio. Localizado na rua São Benedito, 290, bairro São Benedito, o espaço é um dos marcos culturais da cidade e foi tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba em 2006. A capacidade é para mais de 900 pessoas.

Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar