WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

23/09/2017 - Ensaio do Mil Violas reúne cerca de 60 violeiros na Concha Acústica

O objetivo do Mil Violas é formar a Maior Orquestra de Viola Caipira do Mundo

 

A Concha Acústica reuniu, na noite desta quinta-feira, cerca de 60 violeiros no primeiro ensaio de Uberaba para a segunda edição do Mil Violas. O evento acontecerá no dia 28 de outubro, das 16h às 22, na Arena Multiuso Presidente Tancredo Neves – Ginásio Sabiazinho na cidade de Uberlândia, e o objetivo é reunir um coletivo de pessoas de diferentes trajetórias, vindas de todos os lugares do Brasil com uma paixão pela viola caipira em comum. 


O presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques, acompanhou o ensaio e destacou a importância do evento para incentivar esta tradição. “A gente precisa mostrar a força da viola, especialmente em Uberaba que é a terra da catira e das Folias de Reis. E neste ano estamos fazendo junto ao Iepha o inventário das Folias de Reis e também o registro da Viola e seus modos de fazer. Esse encontro das Mil Violas é de suma importância para o Triângulo Mineiro e para o nosso estado, é uma valorização do instrumento que fortalece ainda mais nossa cultura”, pontua ele.


Um dos organizadores, o violeiro Tarcísio Manuvéi, explica que a Concha Acústica receberá ainda dois ensaios, nos dias 5 e 16 de outubro. “As inscrições para o Mil Violas podem ser realizadas no site até o dia 15, e quem quiser treinar em casa também pode acessar as cifras das sete músicas que estarão no repertório do encontro. Nesses próximos ensaios nós queremos reunir ainda mais pessoas com a viola caipira”.


Outra proposta do Mil Violas é debater a inclusão e sistematização da viola caipira nos ambientes formais de ensino. Dia 21 de outubro de 2017, acontecerá a Roda de Conversa – A Viola Brasileira e o ensino: desafios, tendências e políticas educacionais –  com a mediação de Alexandre Molina, professor do Curso de Dança da UFU onde também é Diretor de Cultura, órgão vinculado à PROEX.


A roda de conversa terá as participações de André Campos Machado (Professor do Curso de Música – disciplina de viola –  da UFU); Robson Carvalho (músico formado pela UFU e professor de viola do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli);  Luiz Mazza (violeiro e professor de viola do Sesc Uberlândia), Wosley Torquato (violeiro, mestre de Folia de Reis e Catira em Uberaba, responsável por grupos de catira e pelo ensino de viola por meio da oralidade) e KayamiSatomi (violoncelista, mestre pela Escola Superior de Música de Münster, da Alemanha. KayamiSatomi é professor do Curso de Música da UFU e diretor artístico do UDI Cello Ensemble – grupo que desenvolve trabalhos em parceria com a viola caipira).


Importante lembrar que todas as informações podem ser obtidas através do site www.milviolas.com.br, onde os interessados também devem realizar as inscrições para participar do Mil Violas no final de outubro.

Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar