WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

17/09/2017 - Concha Acústica receberá ensaios do maior evento de violas caipiras do Brasil

O objetivo do Mil Violas é formar a Maior Orquestra de Viola Caipira do Mundo
 
A Concha Acústica será palco de dois ensaios da segunda edição do Mil Violas, um evento cultural promovido pela Fundação Cultural de Uberaba, que fará o ajuntamento de mais de mil violas caipiras. Na busca por reunir um coletivo de pessoas de diferentes trajetórias, vindas de todos os lugares do Brasil com uma paixão pela viola caipira em comum, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), através da sua Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex) e Diretoria de Cultura (Dicult) realizarão a segunda edição do evento, no dia 28 de outubro de 2017, das 16h às 22, na Arena Multiuso Presidente Tancredo Neves – Ginásio Sabiazinho na cidade de Uberlândia.
 
Em Uberaba, o primeiro ensaio contará com a participação do Maestro Nicodemos, no dia 21 de setembro às 19h30. O segundo será com Wosley Torquato, dia 05 de outubro, às 19h30. A FCU convida a todos os uberabenses violeiros para participar dos ensaios, objetivando a participação do município no recorde que acontecerá em Uberlândia. Vale lembrar que, em 2018, a proposta é que o evento ocorra em Uberaba.
 
Outra proposta do Mil Violas é debater a inclusão e sistematização da viola caipira nos ambientes formais de ensino. Dia 21 de outubro de 2017, acontecerá a Roda de Conversa – A Viola Brasileira e o ensino: desafios, tendências e políticas educacionais –  com a mediação de Alexandre Molina, professor do Curso de Dança da UFU onde também é Diretor de Cultura, órgão vinculado à PROEX, e as participações de André Campos Machado (Professor do Curso de Música – disciplina de viola –  da UFU); Robson Carvalho (músico formado pela UFU e professor de viola do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli);  Luiz Mazza (violeiro e professor de viola do Sesc Uberlândia), Wosley Torquato (violeiro, mestre de Folia de Reis e Catira em Uberaba, responsável por grupos de catira e pelo ensino de viola por meio da oralidade) e Kayami Satomi (violoncelista, mestre pela Escola Superior de Música de Münster, da Alemanha. Kayami Satomi é professor do Curso de Música da UFU e diretor artístico do UDI Cello Ensemble – grupo que desenvolve trabalhos em parceria com a viola caipira).

O evento de encerramento será dia 28 de outubro, das 16h às 22h, no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia-MG. Mais informações podem ser obtidas através do site www.milviolas.com.br, onde os interessados também devem realizar as inscrições. 
 
Estagiária Jorn. Ana Rizieri
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar