WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

17/08/2017 - Roberto Corrêa é uma das atrações do seminário da Jornada do Patrimônio Cultural

A Fundação Cultural de Uberaba, por meio do Setor Municipal de Patrimônio Cultural (Sempac), promoverá nesta sexta-feira (18) o seminário “Outro Olhar sobre o Patrimônio Cultural”, com palestras voltadas para a formação e povoamento da região do Triângulo Mineiro e a ocupação de Uberaba. Um dos mais importantes nomes da viola no Brasil, Roberto Corrêa participará do seminário com a viola caipira e a viola de Queluz. A apresentação traz a história do instrumento no Brasil através de falas, causos e músicas. A atividade, que faz parte da 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, é aberta ao público e acontecerá no anfiteatro Mário Pimenta Camargo, no Centro Administrativo da Prefeitura.

Conhecido por ser instrumentista, compositor e pesquisador, o mineiro de Campina Verde vive em Brasília desde 1975 e é responsável por apresentar a viola caipira e a viola de cocho em salas de concerto do Brasil e de 29 países pelo mundo. Roberto apresenta as várias dimensões de inserção da viola na música brasileira. As abordagens contemplam desde a viola no Brasil Império, com destaque para a reconhecida versão mineira, denominada viola de Queluz, até a viola caipira moderna. A temática passa por crenças e causos, pelas canções de duplas caipiras e pelo avivamento da viola no Brasil na segunda metade do século XX, tema de sua tese de doutorado pela USP/SP.

Em mais de trinta anos de carreira, lançou 19 discos e realizou recitais em importantes espaços internacionais como o Konzerthaus (Viena), Beijing Concert Hall (Pequim) e Haus der Kulturen der Welt (Berlim). Como compositor, Roberto Corrêa vem contribuindo para formação do repertório da viola, especialmente solista. Sua música, vinculada às tradições musicais caipiras, frequentemente é associada também à contemporaneidade e à erudição.

Desde a década de 1980 ministra oficinas de viola caipira, tendo pesquisado, sistematizado e desenvolvido as técnicas próprias para o instrumento. É doutor em Musicologia pela ECA/USP, com a tese “Viola caipira: das práticas populares a escritura da arte” (2014). É comendador da Ordem do Mérito Cultural.

Programação - O evento terá início às 8h, com credenciamento e abertura realizada pela Orquestra Municipal de Uberaba. A manhã será com a palestra “Genealogia dos Municípios Mineiros”, com o professor e historiador Pedro Coutinho, e a palestra “Patrimônio Local e Identidade Sociocultural”, com a professora doutora Sandra Mara Dantas e a participação de alunos da UFTM.

Já no período da tarde, acontecerá a exibição de um filme sobre Uberaba. O professor e historiador Pedro Coutinho falará sobre a história da formação de Uberaba e, logo depois, os participantes terão a palestra “O 13 de Maio sobre os olhos da imprensa uberabense”, com os historiadores do Arquivo Público, João Eurípedes Araújo e Miguel Jacob Neto.

O seminário continuará com uma apresentação da Orquestra Viola de Ouro da Fundação Cultural, e o evento encerrará com a aula-espetáculo “História da Viola Caipira e de Queluz”, com o cantor e compositor Roberto Corrêa. Além do show, o artista irá propor um debate e a integração com os violeiros de Uberaba e região.

Inscrições - Os interessados em participar do seminário “Outro Olhar sobre o Patrimônio Cultural” podem realizar a inscrição antecipada via e-mail. Para isso, basta enviar para conphau@gmail.com os seguintes dados: nome, RG, CPF endereço, instituição, e-mail e telefone pessoal/institucional. Também haverá inscrições na hora, junto ao credenciamento, principalmente para atender aos interessados de cidades da região e aos violeiros e participantes que não possuem e-mail.

Estagiária Jorn. Ana Rizieri

Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar