WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

08/08/2017 - Ação de Educação Patrimonial leva palestras a cinco escolas públicas neste mês

O cronograma integra o calendário de Uberaba na Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais

 
Começa nesta terça-feira, dia 8, a programação de agosto da ação Educação Patrimonial, que leva às escolas uberabenses palestras didáticas e lúdicas sobre o patrimônio da cidade. A atividade, que é realizada pela Fundação Cultural por meio da Seção Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Sempac), integra neste mês o cronograma da Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.


A primeira palestra começará nesta terça na Escola Municipal Professora Olga de Oliveira, das 8h às 11h30. Já no dia 18 a ação será na Escola Estadual Frei Leopoldo de Castelnuovo, das 8h às 11h30, e no dia 22 é a vez da Escola Municipal Madre Maria Georgina, das 7h30 h às 11h25.
O calendário atenderá também a Escola Estadual Boulanger Pucci, das 7h30 às 11h25 no dia 24. O mês especial será encerrado no dia 29, levando a palestra para a Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco das 7h30 às 11h25hs e das 13h às 17h15.


A Educação Patrimonial é uma das atividades da equipe técnica do Sempac, que visa unir o conhecimento didático ao contato direto com as riquezas culturais da cidade. “As crianças e jovens mergulham na história e na cultura para crescer como cidadãos. O conhecimento é uma das ferramentas que ajudam a construir, na sociedade, a consciência coletiva da valorização e a importância da preservação da história e da cultura como parte fundamental de nossa identidade”, observa o historiador Gustavo Vaz, responsável pela palestra no projeto.


A atividade, que acontece desde 2007, parte do pressuposto de trazer consigo reflexões que perpassam a prática e a teoria. Além disso, o presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques, destaca que a Educação Patrimonial também pontua para o município no ICMS Cultural. “O objetivo é mostrar aos alunos das escolas públicas e privadas um encontro didático e prático com a cultura uberabense, mostrando as expressões culturais materiais e imateriais interiorizadas em diferentes contextos regionais. Isto é muito positivo, pois é uma ferramenta para conscientizar desde a infância a importância de nossa cultura e nossa história”, explica ele.


Para participar do projeto de Educação Patrimonial da Fundação Cultural de Uberaba, qualquer escola interessada pode entrar em contato com o Sempac pelo telefone 3331-9216 ou pelo e-mail: conphau@gmail.com, para a realização do agendamento.

Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar