WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

02/08/2017 - Fundação Cultural divulga programação da 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais

Jornada acontece a cada dois anos e desta vez Uberaba participa com cinco escolas

Uberaba participará, no mês de agosto, da Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, que propõe para este ano o tema “Outros olhares sobre o patrimônio cultural”. A programação, organizada pela Fundação Cultural por meio do Setor Municipal de Patrimônio Cultural (Sempac), terá Educação Patrimonial para alunos, com palestra e estímulo do conhecimento sobre o patrimônio histórico da cidade, e o público poderá conferir a exposição de painéis fotográficos “Memórias de Uberaba” e de obras de Aguimar José Luís e Robson Martins Pereira.

Outro destaque na programação será o encontro regional de Folias de Reis de Uberaba e um seminário com o tema "Outros olhares sobre o patrimônio cultural", que estará voltado para a formação do Povoamento da região do Triângulo Mineiro e a ocupação de Uberaba, com ênfase na ocupação da região e o desenvolvimento da cidade.

Já o encontro de Culturas Populares com apresentações de grupos de Catira, Congados, Moçambique, Bumba Meu Boi, Capoeira, Orquestra de Viola, Coral Cidade de Uberaba cantando músicas e danças folclóricas, e exposição do artesanato e comidas típicas locais.

A historiadora Maria Aparecida Rodrigues Manzan, da Fundação Cultural, explica que o objetivo da Jornada é orientar as pessoas, leigas ou não, sobre a importância da preservação histórica do patrimônio material e imaterial, para que possam ver valor em todos os tipos de bens para toda a comunidade. “A Jornada serve para abrir as portas dos casarões, mostrar os tipos de construções de época, escolas receberem informações patrimoniais e para a valorização de nossa cultura, sempre buscando valorizar a história da nossa cidade e dos valores da nossa sociedade”, pontua ela.

A Jornada

Criada em 2009, a Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais se inspirou na experiência francesa das Journées du Patrimoine. Partindo da premissa de que as ações de promoção e divulgação do patrimônio cultural são de fundamental importância para tornar mais efetiva a participação social e a gestão compartilhada das políticas de preservação do patrimônio cultural em nosso país, a iniciativa constituiu-se em uma experiência concreta e rica em possibilidades, capaz de reforçar a ideia de que as ações de proteção ao patrimônio cultural não são prerrogativas apenas dos órgãos públicos e que elas devem caminhar sempre na direção de um aprendizado coletivo, da valorização da diversidade cultural e de modo a contribuir para a criação de redes de circulação da produção cultural.

O sucesso alcançado pelo programa resultou na conquista do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade/2010, como a melhor ação de divulgação do patrimônio cultural no país. O prêmio, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, é um reconhecimento às ações que se destacam na preservação do patrimônio cultural brasileiro. Em suas edições anteriores, foi registrada a participação de mais de 2.000 proponentes que promoveram cerca de 4.400 ações em todo o estado.

SERVIÇO

Educação Patrimonial – Sempac

Dia 8: Escola Municipal Professora Olga de Oliveira, das 8h às 11h30

Dia 18: Escola Estadual Frei Leopoldo de Castelnuovo, das 8h às 11h30

Dia 22: Escola Municipal Madre Maria Georgina, das 7h30 h às 11h25

Dia 24: Escola Estadual Boulanger Pucci, das 7h30 às 11h25

Dia 29: Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Das 7h30 às 11h25hs e das 13h às 17h15

De 11 a 25 de agosto – Exposição de painéis fotográficos “Memórias de Uberaba” e obras de Aguimar José Luís e Robson Martins Pereira

Local: Shopping Uberaba - Loja 133. Avenida Santa Beatriz nº 1501, bairro São Benedito. Abertura: 18h; Visitação: 10h às 22h

Dia 18 – Seminário: Outros Olhares Sobre o Patrimônio Cultural

Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Uberaba - Avenida Dom Luiz Maria de Santana, 141 - Santa Marta.

Horário: 7h30 às 18h – Programação completa em breve

Dia 26 - Encontro de Culturas Populares: Festival de Cultura Popular, Folclore e Artesanato

Local: SESC UBERABA - Rua Ricardo Misson nº 411 – bairro Fabrício.

Horário: 14h às 18h

Parceria: Sesc Uberaba

Dia 27 - CANTO E ENCANTO DAS FOLIAS DE REIS - Encontro Regional de Folias de Reis de Uberaba

Local: Sesc Uberaba - Rua Ricardo Misson nº 411, bairro Fabrício.

Horário: a partir das 8h

Instituições associadas: Museu de Arte Sacra – MAS; Museu de Arte Decorativa – MADA; Museu do Zebu, SESC UBERABA, Shopping Uberaba, Secretaria Municipal de Educação, Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Estagiária Jorn. Ana Rizieri

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar