WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

02/08/2017 - Conferência de Igualdade Racial discutiu políticas públicas e propostas ao município e ao estado

A IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, sob coordenação da Chefia de Gabinete, Fundação Cultural, Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) e Conselho Afro de Uberaba, reuniu mais de 200 participantes no auditório da Prefeitura na última sexta (29) e sábado (30). O debate, nesta edição, foi conduzido em torno do tema “Uberaba promovendo a igualdade racial - por nenhum direito a menos”.
Com o objetivo de avaliar os avanços obtidos no município e os desafios a serem enfrentados após dez anos de implementação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial, a conferência levantou debates e propostas dentro de 11 subtemas: Trabalho e Desenvolvimento Econômico e Social; Educação; Cultura; Mulher e Empoderamento Feminino; Povos e Comunidades Tradicionais; Juventudes e Empoderamento; Segurança Pública e acesso à Justiça; Saúde; Combate ao Racismo Institucional/ Fortalecimento de Órgãos de Promoção da Igualdade Racial; Mídia e Racismo; e Migração, xenofobia e intolerâncias correlatas.


A diretora de Ações Culturais e Assuntos Afro da Fundação Cultural de Uberaba, Elisabete Cardoso, explica que o próximo passo é a elaboração dos relatórios de resultados. “Vamos enviar, até o fim da semana, um relatório completo ao prefeito e também a Belo Horizonte, destacando todas as propostas de cada eixo de discussão e informando os delegados e suplentes eleitos ao final da Conferência”. A equipe segue, nos dias 25, 26 e 27 de agosto, para a etapa estadual.


Sobre a participação da sociedade, Elisabete destaca que o público foi menor que a edição anterior, realizada há quatro anos. “Uberaba tem uma população negra muito significativa. Tivemos mais de 200 participantes na Conferência, porém ainda é uma presença muito pequena da comunidade negra. Notamos, porém, a presença de muitos jovens negros interessados no debate e nas propostas. Isto é um ponto muito positivo”.


O presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques, acompanhou toda a Conferência e conclui que o debate foi proveitoso, ressaltando também a presença da juventude. “Ter a participação dos jovens é muito salutar, pois são eles que vão dar continuidade às lutas. Ainda temos muito a avançar e queremos mais a participação da comunidade negra. Tivemos muitas sugestões de peso no que diz respeito à educação, preservação da cultura, combate ao racismo e o fortalecimento da identidade negra. Agora o relatório das propostas segue para conferência estadual e esperamos que nossas colocações sejam aceitas”, pontuou o presidente.

Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar