WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

29/07/2017 - Alunos da oficina de rap do CEU das Artes serão atração da 'Batalha do Calçadão'

Os organizadores já começaram preparativos para a comemoração dos seis anos o projeto, em setembro

 

O projeto Batalha do Calçadão reunirá neste sábado (29) seu público cativo de Uberaba e região na Biblioteca Pública Municipal “Bernardo Guimarães”, a partir das 16h. A ação é uma realização da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural de Uberaba, e, também, da parceria entre o rapper Toi e do DJ Nenê.

As atrações desta edição serão Teco MC e Dukke. Ambos são alunos da oficina de rap ministrada por Toi no CEU das Artes, que fica no Residencial 2000. A Batalha também contará com 16 MC's, sendo oito de Uberaba e os demais virão de Sacramento-MG, Uberlândia-MG, Igarapava-SP e Ribeirão Preto-SP.

O evento é aberto ao público e tem o objetivo de difundir a cultura do Hip Hop, que foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial de Uberaba por meio de decreto assinado pelo prefeito de Uberaba, Paulo Piau, e pelo presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques.

Batalha do Calçadão

Começou com um tipo de brincadeira, a partir de uma reunião entre amigos para fazer rimas, improvisando como se estivessem fazendo uma batalha, com ideia de tomar o espaço público. Com o tempo, mais pessoas passaram a participar, e aderiram ao som para melhorar as rimas. O que chamou cada vez mais a atenção das pessoas que passavam pelo local e paravam para prestar atenção.

Com esse crescimento da demanda, viu-se a necessidade de aquisição de equipamento mais adequado e melhoria na estrutura do evento. A Fundação Cultural disponibilizou o som e os locais para que o evento sempre acontecesse. A Fundação é a realizadora do projeto desde 2014.

Hoje, a Batalha passa por diversos pontos da cidade e acontece de 15 em 15 dias. Lugares como o Parque das Acácias (Piscinão), Concha Acústica, Cine Teatro Vera Cruz e Bibliotecas Públicas já receberam o projeto, mas a raiz mesmo é o Calçadão.“A Batalha passou de uma caixinha para um som melhor”, enfatiza Nenê.O foco da Batalha é o hip hop, break, graffiti, MC e DJ. A Batalha do Calçadão é conhecida nacionalmente, um dos maiores eventos de hip hop do país.

O projeto busca incentivar o fortalecimento da dança de rua com uma linguagem artística e promover intercâmbio de artistas de break dancing com danças das mais variadas técnicas, intervenções de DJs, rodas de break, apresentações, shows de rap e batalha de MCs, promovendo duelos de hip hop e dando espaço aos rappers uberabenses para mostrar seu talento e conhecimento com as rimas improvisadas de forma inteligente. Além disso, é uma forma de dialogar com a juventude e promover a inclusão da arte e cultura como a expressão de desejos, sonhos e perspectivas dos jovens para o futuro.

Os organizadores do projeto já começaram os preparativos para a comemoração dos seis anos da Batalha, que será em setembro.

Estagiária Jorn. Ana Rizieri

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar