WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

28/07/2017 - Conferência de Igualdade Racial começa nesta sexta e já tem mais de 140 inscritos

O evento, que acontece de quatro em quatro anos, precede a conferência estadual e nacional

Terá início na noite desta sexta-feira (28) a IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, sob coordenação da Chefia de Gabinete, Fundação Cultural, Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) e Conselho Afro de Uberaba, no Anfiteatro Mário Pimenta Camargo – Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Uberaba. O evento já conta com mais de 140 inscrições confirmadas, e os interessados também poderão se credenciar no início da programação.


O debate, nesta edição, será conduzido em torno do tema “Uberaba promovendo a igualdade racial - por nenhum direito a menos”. Conforme o regimento oficial, o objetivo é avaliar os avanços obtidos no município e os desafios a serem enfrentados após dez anos de implementação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial, propondo recomendações para o enfrentamento ao racismo e o fortalecimento da igualdade racial.


A partir do tema principal os participantes serão divididos em 11 subtemas de debate, que vão direcionar a discussão para diferentes vertentes de interesse. Cada eixo temático terá 15 vagas e a inscrição prévia pode ser feita no departamento de Ações Culturais e Assuntos Afros da Fundação Cultural, ou também pelo telefone (34) 3331-9226, em horário comercial. As vagas remanescentes serão preenchidas a critério da comissão organizadora.


Os subtemas serão: Trabalho e Desenvolvimento Econômico e Social; Educação; Cultura; Mulher e Empoderamento Feminino; Povos e Comunidades Tradicionais; Juventudes e Empoderamento; Segurança Pública e acesso à Justiça; Saúde; Combate ao Racismo Institucional/ Fortalecimento de Órgãos de Promoção da Igualdade Racial; Mídia e Racismo; e Migração, xenofobia e intolerâncias correlatas.


Na sexta-feira, dia 28, às 19h, a abertura oficial será com o prefeito municipal Paulo Piau e demais autoridades, ainda palestra com o tema "Combate ao racismo institucional, fortalecimentos de órgãos de Promoção da Igualdade Racial" com Yvone Gonzaga (Superintendente de Ações Afirmativas e Articulação Institucional - Doutora em Educação pela UFMG) e roda de conversa.


Já no sábado (29), a partir das 8h, será feita a leitura do regimento interno da IV Conferência Municipal da Igualdade Racial, aprovação da proposta que será enviada para a conferência estadual, votação e escolha dos delegados que representarão Uberaba e apresentarão as propostas aprovadas em Belo Horizonte, na edição estadual.


Vale destacar que a IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial e suas deliberações terão abrangência municipal, e que o encontro precede a conferência estadual. As contribuições de Uberaba, portanto, serão encaminhadas para a etapa estadual, e os delegados da etapa estadual que não sejam membros originários deverão ser eleitos durante a plenária no dia 29 de julho.

Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar