WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

28/07/2017 - Exposição da fotógrafa Alice Kohler segue para o Praça Shopping

A mostra irá para França após período em Uberaba

Depois de abrir o I Circuito Internacional de Cultura do Memorial Chico Xavier, a exposição "Áfricas: Herero, Himba, Pokot e povos nômades", da fotógrafa internacional Alice Kohler, segue para o Praça Shopping. A exibição será no corredor do supermercado Bahamas, entre os dias 1 e 7 de agosto. Durante a inauguração do Circuito, Alice interagiu com o público, narrando suas experiências e consolidando o sucesso da exposição em Uberaba.


Alice Kohler nasceu na cidade de Blumenau (SC) e, hoje, vive no Rio de Janeiro. Dedica parte de seu tempo como voluntária na reserva indígena do Médio Xingu, promovendo a prática de esportes e combatendo o alcoolismo e as drogas.


A fotógrafa conta que em sua primeira viagem para a África, em 2012, acompanhada de um médico nômade sem fronteiras, eles seguiram para Ganvie, uma lagoa onde vive uma comunidade de religião animista, que mora em casas de palafitas e vive de pesca. “Na periferia da cidade fizemos trabalhos sociais, viajamos para algumas aldeias nas savanas e, enquanto o médico cumpria seu ofício como cirurgião, eu fotografava toda aquela diversidade humana, que desfilava em minha frente, em todos os sentidos, antropológico, histórico e cultural".


Em 2014, já na África do Sul, a fotógrafa teve o contato com o povo Himba, que vive na fronteira com a Angola, em uma área de deserto, onde quase não existe água e passam a vida sem tomar banho. Segundo Alice, "suas figuras são incrivelmente sedutoras, com os corpos cobertos por uma terracota, os cabelos em longos dreads, da mesma cor, e inúmeros adereços muito coloridos nas cabeças, pescoços e nos braços."


Alice se descreve como um misto de fotógrafa e andarilha, que gasta uma boa parte de sua vida vivenciando e aprendendo nos quatro continentes e nos lugares mais diversos em cultura e hábitos, abrindo, é claro, um capítulo à parte para o Brasil, sua terra natal.
 
Estagiária Jorn. Ana Rizieri
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar