WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

21/07/2017 - Grupo suíço Stephan Kurmann Strings encerrará Circuito Internacional de Cultura do Memorial Chico Xavier

Acontece neste final de semana, nos dias 21 e 23 de julho, a primeira edição do Circuito Internacional de Cultura do Memorial Chico Xavier em Uberaba, promovido pela Fundação Cultural (FCU) com o objetivo de oferecer ao público uma programação cultural diferenciada, gratuita e de qualidade.

A programação começará amanhã, sexta-feira, às 19h, com a abertura oficial da exposição “Áfricas: Herero, Himba, Pokot e povos nômades”, da fotógrafa internacional Alice Kohler. Logo depois, às 20h, o público aprecia o Circuito Dandô, com a cantora argentina Maryta de Humahuaca.

O Circuito se encerrará no domingo, dia 23, com o show Memorial Concerto a partir das 11h. Os grupos Trio Urutu e Elias Brasilian Group abrem o show do quinteto suíço Stephan Kurman Strings, que tem 30 anos de estrada e estará em turnê no Brasil entre 22 de julho e 10 de agosto.

Vale lembrar que o Memorial Concerto integra a agenda do Circuito Jazz Uberaba, que acontece de 21 a 24 de julho e também terá shows na Casa di Giulietta, Choperia Archimedes, Estação Gourmet e Praça Uberaba Shopping Center.

O presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Antônio Carlos Marques, destaca que o 1º Circuito Internacional de Cultura consolida o Memorial Chico Xavier como um espaço multicultural e de relevância internacional. “Esta programação convida o público para um intercâmbio de culturas e linguagens, com artistas internacionais em eventos gratuitos para a população de Uberaba. Esperamos que todos vivenciem esta experiência”.

O Memorial está aberto para visitação de terça a domingo, sempre das 13h às 18h e é localizado na Avenida João XXIII, 2011 - Parque das Américas.

Stephan Kurmann Strings

Há 30 anos a banda Stephan Kurmann Strings foi fundada e o que começou em 1987 como sexteto - saxofone, baixo, bateria e um quarteto de cordas - evoluiu através dos anos para um noneto com a entrada de um percussionista, e depois de um segundo instrumento de sopro. Após uma pausa de alguns anos, a banda retoma as atividades em formação reduzida para um quinteto, com músicos da formação original.

Adam Taubitz, violinista, foi spalla da Filarmônica de Berlim e da Rádio Orquestra Sinfônica da Basiléia. Além disso, trompetista no grupo de Jazz da Filarmônica de Berlim. Aliéksey Vianna, violonista de Belo Horizonte, mora em Basel há 9 anos e toca frequentemente com Stephan Kurmann em várias formações (Aliéksey Vianna Trio entre outros) e está bem familiarizado com o repertório e os músicos das Stephan Kurmann Strings.

Daniel Pezzotti, violoncelista, trabalha na Ópera de Zurique. Pezzotti é músico de câmara e também atuante em várias formações de Jazz, tendo tocado inclusive com os músicos brasileiros Carlos Malta, Nelson Farias, Kiko Freitas.

O contrabaixista Stephan Kurmann é o compositor, arranjador e líder da banda, e o baterista é o cubano Julio Barreto, que faz grande sucesso mundialmente desde suas participações no Trio Gonzalo Rubalcaba e “Crisol”, de Roy Hargrove.

Adrian Mears é um dos trombonistas mais conhecidos mundialmente. Ao tocar no último CD dos Strings, dedicado à obra de Hermeto Pascoal, o próprio Hermeto se mostrou impressionado com a sua atuação.

Stephan Kurmann, em seu trabalho musical com os Strings, consegue uma integração e um equilíbrio entre os arranjos e os improvisos. A nova formação como quinteto permite mais liberdade individual aos músicos oferece novas e surpreendentes tonalidades ao espectro de cores.

Estagiária Jorn. Ana Rizieri

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar