WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

20/07/2017 - Cantora argentina é a atração do Dandô na abertura do Circuito Internacional do Memorial Chico Xavier

O 1º Circuito Internacional de Cultura do Memorial Chico Xavier receberá na noite desta sexta-feira (21), às 20h, a edição especial do Circuito de Música Dércio Marques - Dandô, que traz diretamente da Argentina a artista Maryta de Humahuaca. A entrada é franca e o público poderá fazer a doação espontânea de alimentos não perecíveis, que serão doados para a Casa da Prece.


Nesta edição, que tem como anfitriã a fotógrafa Ruth Gobbo, a abertura contará com a presença do SlamOndaka, grupo que inova propondo campeonatos de poesias e destaca a arte das palavras dando visibilidade aos poetas.


A cantora, compositora e produtora Maryta de Humahuaca, que abrilhantará a noite internacional, é embaixadora Cultural da cidade de Jujuy, na Argentina, e foi secretária de Cultura de Humahuaca em 2012. Foi ganhadora do Prêmio Atahualpa, "Nueva Hornada". Com a Orquestra Sinfônica Nacional interpreta “LasVocesdel Silencio”, do maestro Jerez Le Cam, com direção do maestro Mariano Chiacchiarini do Centro Cultural Kirchner.


No currículo a argentina também destaca a criação de espetáculos. Entre eles o “Madres Cantoras”, que promove desde 2009 a mulher em sua face de artista e mãe como continuidade ao caminho da arte, e o “Cultura viva”, espetáculo multidisciplinar que representa desde 2007 as antigas cerimônias de Quebrada e Puna, dando valor à divindade Pachamama dos povos andinos. Outro show produzido por ela é o “Nueva Copla”, em que a proposta é colocar em evidência os jovens músicos de toda a província.


A cantora tem 3 discos, o mais recente NINA WARMY (2016) que está sendo apresentado em toda a Argentina; além de "Con luz... de Tierra" (2005) e "Desde el Yacorayte (2001). Participou do documentário "Sola em Purmamarca", de Carolina Zarzoso Paoloni, e do curta-metragem "Trenzar", de Nazarena Vercellone. Realiza turnês, oficinas de canto ancestral e apresentações em toda a Argentina, México, Brasil, Bolívia, Peru e Chile.


A Fundação Cultural destaca que o Dandô é uma caravana musical idealizada pela cantora Kátya Teixeira, e teve início em 2013 com shows em cidades como São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais. O projeto tem, em seu nome, uma homenagem ao cantor uberabense Dércio Marques, falecido em 2012. Dércio foi um dos cantadores que mais fez pela arte nos “Brasis” que estão fora do eixo de mídia de massa, unindo artistas de toda parte, de várias gerações, estilos e culturas.
 
O Circuito
O 1º Circuito Internacional de Cultura do Memorial Chico Xavier traz ao público três eventos com atrações internacionais de destaque ao cenário cultural uberabense, com o objetivo de oferecer ao público uma programação cultural diferenciada, gratuita e de alta qualidade. Além disso, também é uma celebração especial em homenagem aos 15 anos de morte e 90 anos de mediunidade de Chico Xavier.


Além do Dandô com Maryta de Humahuaca, a agenda do dia 21 terá início com a abertura oficial da exposição “Áfricas: Herero, Himba, Pokot e povos nômades”, da fotógrafa internacional Alice Kohler. A abertura será às 19h com a presença da fotógrafa, que apresenta a intensidade de suas imagens no registro de tribos africanas com cultura e vidas nômades há mais de décadas.


O Circuito Internacional de Cultura se encerrará no domingo, dia 23, com o show Memorial Concerto a partir das 11h. Os grupos Trio Urutu e Elias Brasilian Group abrem o show do quinteto suíço Stephan Kurman Strings, que tem 30 anos de estrada e estará emturnê no Brasil entre 22 de julho e 10 de agosto.
 
Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar