WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

19/07/2017 - Memorial Chico Xavier inaugura exposição de fotógrafa internacional nesta sexta-feira

O 1º Circuito Internacional de Cultura do Memorial Chico Xavier, promovido pela Fundação Cultural,convida o público para a inauguração oficial, nesta sexta-feira (21), da exposição "Áfricas: Herero, Himba, Pokot e povos nômades", da fotógrafa internacional Alice Kohler. A abertura será às 19h com a presença da fotógrafa, que apresenta a intensidade de suas imagens no registro de tribos africanas com cultura e vidas nômades há mais de décadas.


“Uberaba tem a grande honra de ser a segunda cidade brasileira a receber esta mostra fotográfica.Ter a presença de Alice Kohler na inauguração será uma oportunidade única a todos os interessados pela arte e pela fotografia”, destaca o presidente da Fundação Cultural, Antônio Marques, convidando o público a vivenciar a mostra que segue posteriormente para a França.


Alice Kohler nasceu na cidade de Blumenau, Santa Catarina e, aos dois anos, sua família mudou-se para o Rio de Janeiro, onde vive até hoje. Graduou-se em educação física pela UFRJ e especializou-se em Management of Olimpic Sport Organization, pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Dedica parte de seu tempo como voluntária na reserva indígena do Médio Xingu, promovendo a prática de esportes e combatendo o alcoolismo e as drogas.


A fotógrafa conta que em sua primeira viagem para a África, em 2012, acompanhada de um médico nômade sem fronteiras, eles seguiram para Ganvie, uma lagoa onde vive uma comunidade de religião animista, que mora em casas de palafitas e vive de pesca. “Na periferia da cidade fizemos trabalhos sociais, viajamos para algumas aldeias nas savanas e, enquanto o médico cumpria seu ofício como cirurgião, eu fotografava toda aquela diversidade humana, que desfilava em minha frente, em todos os sentidos, antropológico, histórico e cultural".


Em 2014, já na África do Sul, a fotógrafa teve o contato com o povo Himba, que vive na fronteira com a Angola, em uma área de deserto, onde quase não existe água e passam a vida sem tomar banho. Segundo Alice, "suas figuras são incrivelmente sedutoras, com os corpos cobertos por uma terracota, os cabelos em longos dreads, da mesma cor, e inúmeros adereços muito coloridos nas cabeças, pescoços e nos braços."


Alice se descreve como um misto de fotógrafa e andarilha, que gasta uma boa parte de sua vida vivenciando e aprendendo nos quatro continentes e nos lugares mais diversos em cultura e hábitos, abrindo, é claro, um capítulo à parte para o Brasil, sua terra natal.


Importante destacar que a exposição Áfricas ficará aberta ao público para visitação no Memorial Chico Xavier até o dia 31 de julho, e de 1º a 7 de agosto ela poderá ser vista no Praça Uberaba Shopping.
 
Circuito Internacional


Ainda na noite do dia 21, o público também apreciará no 1º Circuito Internacional de Cultura do Memorial Chico Xavier a edição especial do Circuito de Música Dércio Marques - Dandô, que traz diretamente da Argentina a artista Maryta de Humahuaca para o Memorial Chico Xavier. O show será às 20h e a entrada é franca.


O circuito se encerrará no domingo (23) com o show Memorial Concerto a partir das 11h, também aberto ao público. Os grupos Trio Urutu e Elias Brasilian Group abrem o show do quinteto suíço Stephan Kurman Strings, que tem 30 anos de estrada e estará em turnê no Brasil entre 22 de julho e 10 de agosto.


O presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Antônio Carlos Marques, destaca que o circuito consolida o Memorial Chico Xavier como um espaço multicultural e de relevância internacional. “Esta programação convida o público para um intercâmbio de culturas e linguagens, com artistas internacionais em eventos gratuitos para a população de Uberaba. Além disso, também é uma celebração especial em homenagem aos 15 anos de morte e 90 anos de mediunidade de Chico Xavier”.


Vale lembrar que o Memorial está aberto para visitação de terça a domingo, sempre das 13h às 18h e é localizado na Avenida João XXIII, 2011 - Parque das Américas.
 
Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar