WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

28/06/2017 - Exposição de cerâmicas“Ex-votos”pode ser vista até sexta-feira no Museu de Arte Sacra

Esta é a última semana para visitação da exposição “Ex-votos”, do artista plástico e ceramista Hélio Siqueira, que está em exibição no Museu de Arte Sacra (MAS), localizado na Igreja de Santa Rita. A mostra segue aberta até sexta-feira, dia 30, e o museu funciona de terça a sexta, das 12h às 17h30, e sábados das 8h às 11h30.


Compostas por peças produzidas em seu estilo singular e expressivo, Hélio Siqueira explica que a exposição traz a história dos Ex-votos. “Eles eram aqueles que faziam uma promessa, e quando alcançava o pedido eles esculpiam uma peça em madeira que representava o agradecimento pela graça. Como a história conta que a Igreja de Santa Rita é o resultado de dois ex-votos, então eu trabalhei em cima dessa temática”, explica Hélio.


A mostra traz ao público, segundo o artista, 60 peças da exposição original que foi exibida em Belo Horizonte durante quatro meses, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


“Procurei evidenciar um fato que muitas vezes vivi quando menino em Aparecida do Norte onde visitávamos a sala dos milagres. Não era uma sala comum com milhares de fotografias, como hoje. Haviam esculturas de olhos, braços, pernas, cabeças e outras partes do corpo que as pessoas ali depositavam, em cumprimento de promessas. Procurei evidenciar as cabeças que são as partes mais expressivas de um corpo. São cabeças não identificáveis porque representam um todo de credulidade infinita e não um retrato de uma pessoa. As cabeças são trabalhos atuais e para completar a mostra estão várias outras esculturas de épocas anteriores”, revela o ceramista.


Natural de Ouro Fino/MG, o artista Hélio Siqueira já participou de inúmeras exposições nacionais e internacionais, dentre as quais pode-se destacar “Território de Louvor e Glória”, em 1995 no Palácio das Artes, “Triangle Des Arts” na Galerie Debret, em Paris, em 1996, e “Uma Questão de Fé”, no Centro Cultural da UFMG em Belo Horizonte, em 2016. Além disso, muitos críticos de renome já escreveram sobre seu trabalho, destacando Valter Sebastião, Alberto Beutenmüler, Ronald Polito e Rodrigo Vivas.


Hélio Siqueira é formado em Letras pela Faculdade de Filosofia Santo Tomás de Aquino de Uberaba, e em Ação Cultural pela ECA/USP. Foi professor de desenho e pintura na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) de 1979 a 1990 e atualmente é agente de projetos culturais da Fundação Cultural, coordenando o Museu de Arte Sacra.

Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar