WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

21/06/2017 - Memorial Chico Xavier terá programação especial alusiva aos 15 anos de morte do médium

Data em que completam-se 15 anos do falecimento de Chico Xavier, o dia 30 de junho será marcado por uma programação especial preparada pela Fundação Cultural de Uberaba em homenagem ao médium. O evento acontecerá no Memorial Chico Xavier que receberá um concerto da Orquestra Municipal de Uberaba, que contará ainda com a declamação teatral de frases e ensinamentos do médium. O evento será aberto ao público e terá início às 19h.


Segundo o museólogo da FCU, Carlos Vitor Silveira de Souza, a programação celebrará também os 90 anos de mediunidade de Chico. “Em 1927 ele começou a participar de reuniões mediúnicas quando sua irmã, Maria Xavier, ficou doente por uma suposta obsessão. Este foi seu primeiro contato com o espiritismo, e neste ano ajudou a fundar o Centro Espírita Luiz Gonzaga, o primeiro de Pedro Leopoldo”, destaca Carlos. “Foi nesse local que Chico passou a conhecer e estudar as obras de Allan Kardec, e neste ano que fez sua primeira psicografia”.


Com 450 livros publicados e cerca de dez mil cartas psicografadas, Francisco Cândido Xavier nasceu em 1910 na cidade de Pedro Leopoldo, e morreu em 2002 aos 92 anos em Uberaba, devido a uma parada cardíaca. O dia de seu falecimento, que gerou grande tristeza e comoção nacional, também foi o dia em que o Brasil comemorava o título de pentacampeão na Copa do Mundo de futebol.


Além da programação especial com concerto da Orquestra, os visitantes poderão também conferir a exposição fixa “Chico Xavier – Memória e Amor”, que traz a trajetória de vida do líder espírita, composta por objetos, fotografias, informações e uma holografia com imagem e mensagem de Chico. A mostra também conta com exposição de fotos do médium registradas pelas lentes do repórter fotográfico Paulo Nogueira, além de documentos, a mesa e a cadeira onde o médium realizou as primeiras psicografias, emprestadas pela Comunhão Espírita Cristã de Uberaba.


Importante lembrar que o Memorial Chico Xavier está aberto para visitação de terça a domingo, sempre das 13h as 18h e é localizado na Avenida João XXIII, 2011 - Parque das Américas.

Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar