WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

26/05/2017 - Gestores municipais de 35 cidades participaram da 7ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural

Uberaba reuniu, nesta quinta-feira, autoridades locais, gestores e representantes de 35 municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e outras regiões do estado na 7ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural, realizada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) em parceria com a Fundação Cultural.


Com um amplo debate sobre preservação, proteção, salvaguarda e promoção do patrimônio cultural do Estado, a equipe do Iepha destacou, além do ICMS Cultural, detalhes sobre outras temáticas e ações, como o projeto “Violas: o fazer e o tocar em Minas”. Os municípios tiveram a oportunidade de debater e obter esclarecimentos sobre a Deliberação Normativa referente ao ICMS Patrimônio, além de discutir políticas de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural. 


Segundo o presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Antônio Carlos Marques, este encontro foi de grande importância para a Uberaba e para a cultura. “Estamos trabalhando para compreender melhor a dinâmica de trabalho relacionada aos bens a serem tombados e inventariados, e com este encontro concluímos que ainda temos muito a avançar.Fico muito satisfeito com a presença de tantas cidades, o que superou nossas expectativas. O encontro atendeu nossos objetivos e as explicações foram repassadas de forma muito didática”, destacou o presidente.


A secretária de Projetos e Parcerias (Seppar), Angela Dib, acompanhou o evento e ressaltou que a secretaria já está agregando projetos alinhados à preservação do Patrimônio Histórico. “Estamos realizando um trabalho junto à Fundação Cultural exatamente para promover o tombamento do Casarão dos Borges junto ao Iepha. Nossa equipe está auxiliando no acompanhamento e, tendo realizado este passo, temos um projeto sendo desenvolvido para toda a revitalização do imóvel por meio da captação de recursos”, explica ela.


Uma das participantes da Rodada que atua na área de cultura foi Kelly, do município de Capinópolis. Ela conta que o encontro foi gratificante para a equipe de sua cidade. “A Rodada nos trouxe muito conhecimento e nos esclareceu dúvidas, pois estamos tentando fazer um trabalho bem ativo para a valorização dos nossos bens materiais e imateriais. Esperamos que a gente possa colocar em prática o que foi tecido aqui hoje, para que haja cada vez mais preservação e o aumento do ICMS, pois esta verba nos possibilita preservar nosso patrimônio”.


Quem comandou a palestra da Rodada foi o arquiteto e Diretor de Promoção do Iepha-MG,Fernando Pimenta Marques. Na esfera municipal, foi técnico da Diretoria de Patrimônio Cultural na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e consultor em diversos municípios do estado e do país. Na esfera federal, atuou no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como consultor da Unesco e coordenador do PAC Cidades Históricas de Minas Gerais.


Sobre o encontro em Uberaba, Fernando Pimenta destaca que o Iepha se sente gratificado por ter conseguido reunir um número tão significativo de municípios e de gestores municipais. “Nós sabemos, entendemos e tem sido nossa ação prioritária essa interlocução do Estado com os municípios, porque só assim nós vamos conseguir construir uma política estadual e pública de preservação para o patrimônio cultural do estado de Minas Gerais com a cooperação de todos e com a participação dos municípios. Uma política municipal forte significa uma política estadual forte na preservação do patrimônio”.
 
Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar