Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Fundação Cultural

25/05/2017 - Ceramista Hélio Siqueira expõe obras no Museu de Arte Sacra

A exposição “Ex-votos”, do artista plástico e ceramista Hélio Siqueira, estará em exibição aberta ao público a partir desta quinta-feira, dia 25, no Museu de Arte Sacra (MAS), localizado na Igreja de Santa Rita. A mostra, que faz parte da comemoração dos 30 anos do museu, segue até o dia 30 de junho, e a visitação é de terça a sexta, das 12h às 17h30, e sábados das 8h às 11h30.


Compostas por peças produzidas em seu estilo singular e expressivo, Hélio Siqueira traz à tona a subjetividade da origem do homem no pó da terra, revelando a evolução, a inteligência e a fé por meio da expressividade das esculturas.


O ceramista explica que, por meio da cerâmica, ele desenvolve a história dos Ex-votos. “Eles eram aqueles que faziam uma promessa, e quando alcançavam o pedido eles esculpiam uma peça em madeira que representava o agradecimento pela graça. E na Sala dos Milagres das Igrejas existiam e ainda existem estes ex-votos expostos. Como a história conta que a Igreja de Santa Rita é o resultado de dois ex-votos, então eu trabalhei em cima dessa temática”, explica Hélio.


A mostra traz ao público, segundo o artista, cerca de 60 peças da exposição original que foi exibida em Belo Horizonte durante quatro meses, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


Natural de Ouro Fino/MG, o artista Hélio Siqueira já participou de inúmeras exposições nacionais e internacionais, dentre as quais pode-se destacar “Território de Louvor e Glória”, em 1995 no Palácio das Artes, “Triangle Des Arts” na Galerie Debret, em Paris, em 1996, e “Uma Questão de Fé”, no Centro Cultural da UFMG em Belo Horizonte, em 2016. Além disso, muitos críticos de renome já escreveram sobre seu trabalho, destacando Valter Sebastião, Alberto Beutenmüler, Ronald Polito e Rodrigo Vivas.


Hélio Siqueira é formado em Letras pela Faculdade de Filosofia Santo Tomás de Aquino de Uberaba, e em Ação Cultural pela ECA/USP. Foi professor de desenho e pintura na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) de 1979 a 1990 e atualmente é agente de projetos culturais da Fundação Cultural, coordenando o Museu de Arte Sacra.

Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub