WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

24/05/2017 - 7ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural será nesta quinta-feira

Uberaba receberá nesta quinta-feira, dia 25, a 7ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural, que será realizada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) em parceria com a Fundação Cultural no Auditório do Centro Administrativo da Prefeitura.O evento, que terá palestras e debates das 10h às 16h, é aberto a todo o público interessado.

A 7ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural tem o objetivo de reunir gestores públicos municipais para um amplo debate sobre preservação, proteção, salvaguarda e promoção do patrimônio cultural do estado. A novidade para este ano é que, além do ICMS Cultural, outros temas serão abordados durante os encontros, como por exemplo o projeto “Violas: o fazer e o tocar em Minas”, que consiste na realização de estudos para o reconhecimento das violas como patrimônio cultural de natureza imaterial do estado e a proteção de núcleos históricos.

A visita do Iepha-MG pretende reunir agentes públicos da região para prestar esclarecimentos sobre a Deliberação Normativa referente ao ICMS Patrimônio e discutir políticas de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural. A historiadora da Fundação Cultural, Maria Aparecida Manzan, conta que representantes de diversos municípios mineiros, como Pirajuba, Chapada Gaúcha, Ituiutaba, Sacramento, Araxá e Pratinha já confirmaram presença. “A expectativa é receber todas as cidades interessadas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, e algumas cidades do interior de Minas que ainda não participaram da rodada em outros municípios”, explica ela.

A inscrição pode ser feita diretamente no site do Iepha ou no dia do evento. Além dos municípios, podem participar estudantes e qualquer cidadão que tenha interesse nas questões do patrimônio histórico de Uberaba. Para informações ou esclarecimentos de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (34) 3331-9216 ou pelo email conphau@gmail.com.

Encontro com violeiros e Folias de Reis

Além da Rodada Regional do Patrimônio Cultural na quinta-feira, o Iepha também terá um segundo momento de encontros na sexta-feira (26), na sede da Fundação Cultural de Uberaba, com representantes da Cultura Popular. Às 15h a equipe se reunirá com violeiros e luthiers, os profissionais que fazem violas, para trazer informações sobre o projeto “Violas: o fazer e o tocar em Minas”. Já às 18h o encontro será com integrantes das Folias de Reis de Uberaba, que também estão sendo registradas.

O intuito nos encontros de sexta-feira é ouvir opiniões e demandas dos grupos e artistas, além de repassar informações importantes a respeito do registro das manifestações culturais como Patrimônio Imaterial. “É a primeira vez que o estado está voltado para a cultura popular de forma tão forte e concisa, e entre as maiores ações estão o registro das Folias de Reis e agora dos violeiros a nível estadual”, destaca Maria Aparecida Manzan.

As reuniões contarão com a presença do gerente de Patrimônio Imaterial do Iepha-MG,Luís Gustavo Molinari Mundim, que vai trazer orientações de como trabalhar com projetos e buscar recursos. Assim como no encontro de quinta-feira, diversas cidades da região também pretendem participar das reuniões da sexta.

Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar