WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

20/05/2017 - Festejos do 13 de Maio terão encerramento neste domingo

A programação especial em comemoração ao dia Treze de Maio, que celebra a Abolição da Escravatura, terá o encerramento especial neste domingo, dia 21 de maio, com saída do Fitão da Igreja Nossa Senhora do Rosário às 12h. O endereço é Av. Reinaldo Boareto, no Conjunto Uberaba 1.


Segundo a diretora de Ações Culturais e Assuntos Afro, Elisabete Cardoso, o Fitão segue em direção ao Centro Étnico Sebastião Mapuaba, na rua Nílton Rosa Nunes, 11, bairro Elza Amui I, onde acontecerá a confraternização com os ternos de Congadas e Moçambique de Uberaba e Região.


Os festejos tiveram início no dia 13 de Maio com programação de cortejo, missa e baile, e atraíram mais de 5 mil participantes de Ternos de Congadas, Moçambiques, Afoxés, Vilões e comunidade. O público se emocionou com o desfile dos grupos, que mostrou a força da tradição e toda a riqueza da manifestação cultural.


Além dos grupos que já participam, neste ano o festejo reuniu mais dois Ternos de Moçambique e dois Ternos de Congada de Uberaba que retornaram as atividades, além de um novo grupo que fez sua estreia. Uberaba também recebeu a participação de grupos vizinhos, com um Moçambique de Araguari e outro de Uberlândia que contou com cerca de 250 integrantes.


O presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques, acompanhou toda a programação e se emocionou com o resultado. “Creio que com a experiência deste ano, com certeza os festejos do ano que vem serão ainda melhores. No dia 13 foi emocionante ver a unidade dos grupos, ver a comunidade negra participando todos juntos. A entrada dos ternos na igreja foi algo indescritível. Gostaria de cumprimentar os Ternos de Congada e Moçambiquepor introduzirem as crianças no cortejo, pois esta é uma forma de prosseguirem com a tradição e a luta”, enfatizou o presidente.


Com realização da FCU por meio do Departamento de Cultura e Assuntos Afro, as celebrações também contam com o apoio da Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil – Moçambique, Conselho de Participação e Integração da Comunidade Afro Brasileira e a Associação de Congadas e Moçambiques Afoxés e Vilões de Uberaba (Acomavu).

Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar