WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

21/05/2017 - Domingo na Concha homenageia Goiá e recebe Tributo ao Clube da Esquina com Guto Hueb e Wagner Tiso

O Domingo na Concha deste fim de semana, dia 21 de maio, vai apresentar no primeiro show uma homenagem ao compositor brasileiro Goiá, com a dupla Guto e Rafael e o irmão do compositor, Sr. Manoel. Já no segundo show, a Fundação repete o sucesso de sexta-feira no Vera Cruz e presenteia o público com uma nova edição do show Tributo ao Clube da Esquina, trazendo Guto Hueb e um dos fundadores do movimento, o músico Wagner Tiso. O Domingo na Concha é uma realização da FCU e acontece das 11h às 14h.


O homenageado do primeiro show, Goiá, é dono de sucessos como "Saudade da Minha Terra", feita em parceria com Pascoal Todarelli, o Belmonte, e gravada inicialmente por Belmonte e Amaraí. Aos 18 anos foi com o pai para Goiânia, onde morou por dois anos e formou o "Trio da Amizade", com programas diários na Rádio Brasil Central. Goiá e os componentes desse trio foram os primeiros do Estado de Goiás a gravar discos na Capital Paulista.


O compositor teve grandes composições que foram gravadas por vários intérpretes, entre eles Pedro Bento e Zé da Estrada, Liu e Léu, Irmãs Galvão, Zilo e Zalo, Caçula e Marinheiro, Tibagi e Miltinho, Primas Miranda, Belmonte e Amaraí, Sergio Reis, Celia e Celma, e muitos outros. Goiá faleceu em 1981, em Uberaba.


A homenagem no Domingo na Concha será feita pela dupla Guto e Rafael e com a participação mais que especial do Sr Manoel, irmão de Goiá, que vem direto de Coromandel para participar do Domingo na Concha.


Já no segundo show a Fundação Cultural traz ao público o Tributo ao Clube da Esquina, com o cantor Guto Hueb e um dos fundadores do movimento, o músico Wagner Tiso. O show repete a dose do evento de sexta-feira no Teatro Vera Cruz, que teve alta procura para a retirada de ingressos gratuitos durante toda a semana. Por isso, devido ao sucesso e grande procura, o público terá a oportunidade de conferir uma segunda apresentação levando à Concha o artista de renome nacional.


O músico Guto Hueb conta que o show tem repertório especial. “Teremos desde Milton Nascimento e Wagner Tiso, Beto Guedes, Toninho Horta, Flávio Venturini, Lô Borges, Telo Borges, enfim, todos aqueles que fizeram parte, de alguma forma, do movimento”, diz o músico.


Guto Hueb acompanhou, por 8 anos, artistas como Zé Renato Fressato, Iara Rabelo, Mariana Campos, Tutuca Tiso e o grupo mineiro Quarteto Sentinela. Nas vivências entre o interior paulistano, terras mineiras e a Argentina, onde fez parte da formação do “La Rota”, Guto acumulou alguns primeiros lugares em festivais nacionais, como o prêmio de melhor música em 2008 no Festival de Música em Uberaba, e o FNAC – Festival Nacional da Canção - etapa Alfenas, como compositor nos anos de 2007 e 2008, entre outros. Hoje, com 20 anos de carreira e muitas composições gravadas por outros artistas, Guto lançou seu primeiro trabalho autoral, solo, o CD Ilusão.


Guto Hueb também recebe na Concha o músico, arranjador, regente, pianista e compositor Wagner Tiso, um dos principais parceiros de Milton Nascimento e um dos nomes que participaram da fundação do movimento Clube da Esquina.


Compositor de sucessos como “Coração de Estudante”, ele é destaque pela extensa carreira nacional e internacional ao lado de grandes nomes da música brasileira. Considerado patrimônio musical da música mineira, brasileira e internacional, ele já gravou cerca de 30 discos, a maioria fora do Brasil. O músico inovou sendo um dos precursores do jazz como elemento do rock progressivo no cenário da música instrumental mundial.


Além disso, ao longo de sua carreira, Tiso esteve como arranjador, compositor e pianista ao lado dos maiores nomes da música nacional e internacional, como Gal Costa, Maria Bethânia, Cauby Peixoto, Nelson Freire, Lô Borges, Beto Guedes, Flávio Venturini, Toninho Horta, Caetano Veloso, Gilberto Gil, entre outros nomes.


O Clube da Esquina foi um movimento musical brasileiro que surgiu na década de 1960 em Belo Horizonte/MG, onde jovens músicos, como Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Flávio Venturini, Vermelho, Tavinho Moura, Toninho Horta, Márcio Borges, Fernando Brant,  Wagner Tiso e os letristas Fernando Brant e Ronaldo Bastos, começaram a se reunir para criar um som que fundia com as inovações trazidas pela Bossa Nova a elementos do jazz, do rock – principalmente os Beatles –, e música folclórica dos negros mineiros, com alguns recursos de música erudita e da música hispânica.

Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar