WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

17/05/2017 - FCU inicia mapeamento cultural sobre violeiros e fazedores de viola

O preenchimento de cadastro pretende revelar dados históricos para reconhecimento estadual

A equipe técnica do Setor Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural deu início a um estudo para o reconhecimento das Violas, seus modos de fazer e de tocar, como patrimônio cultural imaterial do Estado. O mapeamento das informações culturais e históricas irá de encontro ao projeto “Violas: modos de fazer e tocar em Minas” do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), que pretende solicitar ao Conselho Estadual de Patrimônio Cultural (Conep) o reconhecimento dos modos de fazer e tocar a viola como patrimônio imaterial de Minas Gerais.


A historiadora da Fundação Cultural, Maria Aparecida Manzan, explica que é importante que todos os violeiros interessados em se cadastrar procurem a equipe da FCU. “Para o cadastro faremos uma pequena entrevista, que será enviada ao Iepha, e o intuito é cadastrar o máximo de violeiros possível. Por isso é essencial que estas pessoas também nos procurem para participar. Será um grande reconhecimento desta manifestação cultural”.


Para realizar o cadastro, os violeiros podem procurar a equipe do patrimônio histórico na sede da Fundação Cultural, que fica na praça Rui Barbosa, nº 356. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A equipe também estará disponível para atender e tirar dúvidas sobre a pesquisa pelo telefone (34) 3331-9216 e pelo email conphau@gmail.com.


Tradição e identidade dos mineiros, as violas e os violeiros estão presentes em diversos contextos culturais e religiosos.O objetivo do estudo, em seu âmbito estadual, é identificar onde estão presentes os tocadores e os fazedores de viola no estado, mapear as especificidades regionais do fazer e tocar a viola em Minas, bem como compreender as relações do instrumento com as vivências coletivas, religiosas e místicas dos mineiros, como esclarece o Iepha-MG.
 
Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar