WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

17/05/2017 - Uberaba receberá 7ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural na próxima semana

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) está realizando, em parceria com os municípios, a 7ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural, com o objetivo de reunir gestores públicos municipais para um amplo debate sobre preservação, proteção, salvaguarda e promoção do patrimônio cultural do estado. O encontro acontecerá em Uberaba no dia 25 de maio, das 10h às 16h, no Auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, em parceria com a Fundação Cultural.


Segundo informações do instituto, a novidade para este ano é que, além do ICMS Cultural, outros temas serão abordados durante os encontros, como por exemplo o projeto “Violas: o fazer e o tocar em Minas”, que consiste na realização de estudos para o reconhecimento das violas como patrimônio cultural de natureza imaterial do estado e a proteção de núcleos históricos.


A visita do Iepha-MG pretende reunir agentes públicos de todas as regiões do estado para prestar esclarecimentos sobre a Deliberação Normativa referente ao ICMS Patrimônio e discutir políticas de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural.


A historiadora da Fundação Cultural, Maria Aparecida Manzan, conta que esta será a primeira vez que Uberaba receberá a Rodada Regional do Patrimônio Cultural. “Para nós é um momento muito importante,pois nossa equipe e todos os interessados terão acessoa orientações, informações sobre a legislação e sobre a elaboração de dossiês e inventários”, destaca ela.


“Nosso trabalho hoje está bem organizado e temos maior número de Folias de Reis registradas do Estado, além de um grande número de congadas. Estamos conseguindo realizar grandes projetos, e receber este evento é um reconhecimento para nós, para a Prefeitura e para a cultura de Uberaba”.


Segundo a historiadora, a expectativa é receber em Uberaba todas cidades interessadas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, e algumas cidades do interior de Minas que ainda não participaram da rodada em outros municípios.


“A inscrição pode ser feita diretamente no site do Iepha ou no dia do evento. Além dos municípios, podem participar estudantes e qualquer cidadão que tenha interesse nas questões do patrimônio histórico de Uberaba”, explica Aparecida Manzan. Para informações ou esclarecimentos de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (34) 3331-9216 ou pelo email conphau@gmail.com.


Além de Uberaba, outras 13 cidades mineiras recebem este ano a 7ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural: Santana dos Montes (Vertentes), Januária (Norte), Pompéu (Central), Coronel Fabriciano (Vale do aço), Belo Horizonte (Metropolitana), João Pinheiro (Noroeste), Cataguases (Mata), Perdões (Sul), Teófilo Otoni (Mucuri), Araçuaí (Jequitinhonha), Grão Mogol (Norte), Patrocínio (Triângulo) e Serro (Jequitinhonha). Com os encontros, o Iepha percorre 13 dos 17 territórios de desenvolvimento do estado.

Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar