WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

16/05/2017 - Projeto Cantinho celebra 10 anos com exposição na Fundação Cultural

A Associação Amigos de Gaby – Projeto Cantinho – vai inaugurar na manhã desta terça-feira (16) uma exposição comemorativa aos 10 anos de atividades da instituição. O café da manhã inaugural, aberto a todos os parceiros e interessados, será às 9h na Galeria de Artes Rachel Machado, na sede da Fundação Cultural, que fica na Praça Rui Barbosa, nº 356. A visitação segue até dia 30 de maio de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.


A coordenadora do projeto, Marta Fernandes de Oliveira, explica que a exposição representa um retorno para a sociedade que apoia o trabalho da instituição. “Esta é uma forma de apresentarmos para as pessoas que o sonho que elas acreditaram está acontecendo, e que elas possam ver que realmente vale a pena trabalhar em prol de pessoas sem rotular e colocar públicos específicos, mas sim, promovendo uma sociedade equânime. E os 10 anos do projeto são prova de que isso funciona. É um retorno nosso para a sociedade que acolhe nosso trabalho”.


Marta Fernandes conta que a ideia de criar uma instituição surgiu há 30 anos, com um grupo de pessoas que trabalhavam com sopa fraterna.“Começamos a observar que as pessoas que iam, permaneciam, as mães e os filhos. E a gente quis mudar alguma coisa na vida daquelas pessoas. Iniciamos então um trabalho com artesanato e depois de 20 anos montamos a sede, que é onde a gente funciona há 10 anos”, explica ela.


Com o início dos trabalhos do Projeto Cantinho, a equipe continuou expandindo a atuação.“Além do trabalho de artesanato começamos a fazer também recuperação de roupas usadas, e com as sobras de tecido iniciamos artesanatos com reaproveitamento. Ao mesmo tempo fomos ampliando atendimentos: a roupa que servia a gente passava para a pechincha, roupas que podiam ser doadas iam para atividades de doação”, conta Marta.


Hoje, além do artesanato e técnicas de bordado, a instituição oferece entre seus atendimentos atividades com crianças através da Biblioteca e filmes, grupo de apoio para crianças com dificuldades comportamentais, grupo de trabalho com neurologistas e advogados e de atendimento com técnicas pedagógicas modernas, além de atendimentos voltados para deficientes na Adefu, trabalhos no Lar Pedro e Paulo e Creche São Jerônimo, entre outras ações.


Em todos os conceitos trabalhados, a coordenadora conta que um dos principais objetivos é ampliar a qualidade de vida e promover um processo de reeducação cultural. “O Projeto Cantinho tem um eixo central que é de valor humano, de valorização da pessoa e de autoestima. Nós trabalhamos basicamente com processos educacionais que se fundem com a qualidade de vida de cada pessoa que passa pelo projeto. É um processo de construção de ideias, de pensamentos, de pedagogia e metodologia de trabalho”, destaca a coordenadora.


Atualmente com o apoio 120 voluntários, Marta ressalta que o Projeto Cantinho é um movimento constante. “Nossas atividades se flexibilizam de acordo com a necessidade que se apresenta. Elas vão, portanto, ao encontro das pessoas e do que pudermos oferecer”.

Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar